Pular para o conteúdo principal

TECIDO CONJUNTIVO


O TECIDO CONJUNTIVO

         Os TECIDOS CONJUNTIVOS são os responsáveis pela sustentação e a ligação entre as diferentes células e órgãos, mantendo-os unidos e dando suporte. Podemos dizer que os órgãos e células seriam os tijolos de uma parede, o tecido conjuntivo seria como o cimento que os une. Sua origem embrionária é a mesoderme.
tecido frouxo











  São constituídas por líquido intersticial, constituídos por água em sua maioria, mas também por lipídeos, carboidratos, proteínas e um conjunto de fibras.


O TIPOS DE FIBRAS

    - Elásticas: é constituída por uma proteína chamada de elastina, que permite que o tecido mude de posição e volte ao normal, dando um grau de elasticidade.

- Colágenas: neste caso é quando ela se encontra paralelas umas das outras forma um tecido denso modelado os tendões que podem ser mais resistente que o próprio osso.
 -Reticulares: também é constituída por colágeno  só que são fibras finas e não paralelas uma  as outras formando uma forma de rede de comunicação tecidual, ela está ligada diretamente com a produção de sangue.
  divididos em: 

TECIDO CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO - TCPD

devido seu grau de conjunção entre os tecidos ele é divido em:


Frouxo: é um tecido que preenche os espaços entre os tecidos, sua constituição é água, proteína e fibras. 


Denso que pode ser modelado e não modelado
o modelado temos os tendões que são fibras em um arranjo paralelo de forma resistente, fazendo a ligação do músculo com o osso.

Não modelado é um tecido que não possuí forma definida e está presente abaixo da epiderme formado uma lâmina que acompanha toda a epiderme é o que chamamos de Derme que permiti a difusão do plasma sanguíneo até as camada externas da pele.
  

CÉLULAS CONSTITUÍSTES

Vamos ter neste caso quando ela encontra-se em estado metabólico e quando esta no estado de repouso, como iremos ver em células como:
- Fibroblasto célula com intenso metabolismo formado as fibras presentes em todo tecido conjuntivo.

-Fibrócitos: são células forma a partir dos fibroblastos é quando a célula encontra-se em repouso, são células fusiforme que forma um camada fina chamada de lâmina Basal. Detalhe importante é que quando a epiderme é lesionada os fibrócitos se transforma em fibroblastos para aumentar a produção de fibras e cicatrizar os ferimentos mais rápido.
-Adipócitos células que armazena gordura e tem função de forma o tecido adiposo 

- Mastócito: células que produzem duas importantes  substâncias a Heparina que tem função de deixar os capilares permeáveis de tal forma que acontece um fenômeno chamado de Diapedese, que é a passagem de células de defesa para o plasma sanguíneo reforçando a proteção do organismo.
Heparina, é uma substância que impedi do sangue coagular na corrente sanguínea, é um anticoagulante  naturais.
-Mesênquimas: células capazes de se transformar em qualquer outra célula do corpo. Ela guardam parte de tecidos embrionários que dá a propriedade Totipotente estas células.
-Macrófagos: é primeira linha de defesa do corpo ela é produzido por célula sanguínea chamado de Monócitos. Os macrófagos fagocita todo corpo estranho que invade o organismo, no entanto eles tem um papel fundamental para a defesa do organismo.
- Leucócitos ou células brancas: ela tem em duas versões os linfócitos T que migram de células sanguíneas para o tecido conjuntivo tem como função atacar antígenos que invadem o corpo. linfócito B que reforça o ataque ao invasor. 
-Plasmócitos são formados pelos linfócitos B, que tem função de produzir anticorpos ou seja proteínas que matem o que venha atacar o corpo.
-Eosinófilos são células que trabalha contra as reações alérgicas, parasitaria e infeção.
-Neutrófilos são células que auxiliam os macrófagos no ataque ao corpos estranhos que venha invadir o organismo, a maioria destas células são produzidas no sangue e migram para o tecido conjuntivo.
  

TECIDO CARTILAGINOSO

     Não devemos confundir tecido cartilaginoso com cartilagem, pois a cartilagem é o produto do tecido cartilaginoso. Sua constituição é basicamente água, colágeno, proteínas e ácido Hialurônico que é a cola que une os tecidos entre si, suas células  são vascularizadas enquanto a das cartilagem não são vascularizadas. Suas fibras podem ser colágenas o elásticas, sua principal célula é o Condroblasto que possui um grande metabolismo aumentando a resistência entre os tecidos a diminuição do metabolismo vai fazendo estas células mudarem de tamanho e reduzindo drásticamente seu metabolismo funcionando com baixíssimo nutrientes transformando em Condrócitos que forma uma estrutura não vascularizada sendo revestido pelo o Pericôndrio uma membrana conjuntiva  vascularizada que nutri a estrutura.
    

TIPOS DE CARTILAGEM

-Hialina é bastante abundante no corpo principalmente no período embrionário que forma o molde do esqueleto e está presente em diversas partes do corpo, também forma o esqueleto dos tubarões que são peixes Condrites.
 

-Elástica possuem em sua configuração a proteína elastina sua característica e mais flexível formando a glote e o pavilhão auditivo "orelha".
-Fibrosa é bastante rígida pois há uma predominância de colágeno sua maior função e de amortecer os impactos entre um osso e o outro presente entre uma vértebra, e outra como amortecimento do joelho.

TECIDO ADIPOSO

 é formado pela  arrumação dos adipócitos formando um Panículo Adiposo, tem função de regular a temperatura interna além de servir de reserva energética para o organismo, está localizado abaixo da epiderme, antigamente chamado de hipoderme , hoje conhecido  como tecido celular sub cutâneo.
   

TECIDO ÓSSEO

  Este tecido origina o osso, o osso é um órgão não um tecido. A constituição do tecido ósseo é água, fosfato, cálcio e colágeno.
    Sua principal célula é o Osteoblastos células com alto metabolismo e grande expansão do seu citoplasma, que incorpora cálcio, fósforo e colágeno formando a matriz óssea, depois de algum tempo depois as células diminuem de tamanho formando um canal que passa o plasma sanguíneo e a nutrição das células chamadas de Osteócitos células que fazem a ossificação.
    Outra célula importante são os Osteoclastos, que fazem a reciclagem dos ossos e também e fazer  transição do molde em osso processo de ossificação que será dividido em dois tipos:
Endocondral que é a retirada do molde feito de cartilagem.
Membranosa é um tipo de ossificação onde o molde  é feito de colágeno, só lembrando que as células responsáveis pela esta reciclagem são os Osteoclastos.

TECIDO HEMATOPOÉTICO

   Tecido Sanguíneo ou hematopoético é devido sua origem que é dentro do osso chamada de Medula Óssea Vermelha que está presente em ossos chatos do corpo Omoplata e quadril ele é dividido em duas partes o plasma e os elementos figurados:
 -Hemácias são células anucleadas que tem como função fazer o transporte de oxigênio e gás carbônico pela corrente sanguínea, ela é bicôncava devido a presença imo globina que fazem a aderência ao gás a ser transportado.
- Leucócitos
Granular aqueles que apresenta grãos ou melhor apresenta pequenas organelas lisossomos, devido seu grande poder de fagocitar antígenos, temoas três grupos de células granulosas:
Eosinófilo que tem uma maior afinidade com  corantes ácidos principalmente a Eosina, ela é Bilobada ou seja apresenta om núcleo com dois lóbulos:
Basófilos: são células que tem afinidade com corantes básicos ela é bilobada e apresenta um núcleo bastante grande em relação a célula.
-Neutrófilos tem afinidade com corantes neutros elas são trilobadas apresenta três lóbulos 
estas células representa a linha de defesa do organismo sendo que dependendo do que irá atacar o corpo sendo uma infeção bacteriana crônica os Basófilos entra em ação se for alergia ou parasita o Eosinófilo entra em ação e se for uma infeção bacteriana aguda os neutrófilos entra em ação.
Agranular são células que não apresenta grãos em seu meio citoplasmático, estão divididas em dois grupos:
Monócitos que tem um grande poder de fagocitose ela migra para o tecido conjuntivo se transformado nos macrófagos sendo assim a primeira linha de defesa do corpo.
-Linfócitos são eles que identifica os corpos estranhos que entra no organismo passando a produzir proteínas anticorpo que mate o antígeno. Os linfócitos T identifica tudo o que é diferente que invadiu o organismo e linfócito B fabrica as imunoglobulinas.
-Plaquetas são fragmentos de uma célula enorme chamada de megacariócito que é produzido na medula vermelha, então estes fragmentos é que chamamos de plaquetas, elas produzem uma substância chamada de tromboquinase que fazem a coagulação sanguínea, ou seja ela vai onde o tecido sofreu uma lesão tampa o buraco até as células sejam recuperadas.
Coagulação sanguínea o figado produz o zimogênio"uma enzima inativada" chamado de protrombina com o auxilio da vitamina K. A enzima fica inativada devido a presença de heparina, quando há um ferimento será produzido tromboquinase que inibe a heparina, assim a protrombina se torna em trombina que converte o  fibrinogênio em fibrinas proteínas insolúveis que irão fazer a cicatrização do ferimento.  

Postagens mais visitadas deste blog

O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO         É o método mais sofisticado e complexo para o surgimento de um novo ser humano e que merece um olhar diferenciado devido o aumento de casos de DSTs (Doença Sexualmente Transmissíveis) e o crescente aumento populacional, o planeta provavelmente não suportará a uma demanda de tanto recurso natural. Assim para conhecer a reprodução humana precisamos conhecer as genitálias que diferencia o homem da mulher como funcionamento destes para o surgimento de um novo ser humano. SISTEMA GENITAL FEMININO Este dividido em duas partes externa e interna: Externa: -Pudendo ou Vulva é o conjunto de órgãos compreendendo o Grande Lábios uma prega que recobre a uretra e a entrada da vagina, o Clitóris protuberância que dá prazer na mulher, Uretra que tem função de expelir a urina, entrada da Vagina uma abertura que servirá para a copulação e os pequenos Lábios que protege a entrada da vagina. Interna  - Vagina o órgão copulador feminino que f

ORGANELAS

  vamos imagina a célula, como o país chamado" Brasil" que é delimitado territorialmente   tem uma formação com gerenciamento próprio"governo" e organização de Órgãos que tem uma determinada função e toda estrutura governamental é gerenciada por um grupo de administradores.       A célula é formada por membrana plasmática, citoplasma e muitas com núcleo, como  vimos na página anterior como é formada a membrana plasmática. Agora iremos conhecer como é formado o citoplasma e sua contribuirão para o metabolismo celular.      O citoplasma é formado de proteínas e água, formado uma espécie de gel que pode ser mais espesso na parte mais interna da célula e menos denso nas periferias, dizemos que o citoplasma forma um material colóide ( proteína mais água). As organelas são órgãos pequenos que desempenha funções metabólicas na células, temos na imagens a cima os principais tipos de células Procarionte, Eucarionte Animal e Eucarionte vegetal, à presença destas organelas

POLIALELIA

     Polialelia  e  alelos múltiplos Conceito  - Quando existem um,dois,três ou mais tipos de alelos diversos para o mesmo locus cromossômico. Causa  - Um gene que sofre diversas mutações,produzindo vários genes alelos (série de alelos). Polialelia é quando há três ou mais tipos de alelos (ou seja, características) para um mesmo lócus cromossômico, (ou fenótipo que domina as outras características). Dessa forma, alguns genes terão dominância sobre outro. Esta representação indica que o alelo C é dominante sobre todos os demais. O alelo c ch  é dominante sobre c h  e sobre c. O alelo c h  é dominante apenas sobre o alelo c. Nessa forma de existência dos genes, em alelos múltiplos, alguns tem dominância sobre outros. Como no exemplo dos coelhos, o gene C é dominante sobre todos os outros três, o C ch dominante em relação ao himalaia e ao albino, C h   o himalaia é dominante em relação ao albino, C a albino presente apenas quando houver dois genes, assim: C