Pular para o conteúdo principal

TRANSPORTE PELA MEMBRANA PLASMÁTICA

A  membrana Plasmáticas como disse em páginas passadas ela seleciona o que entra dentro da célula  AGORA vamos entender como acontece este fenômenos, as passagens pela membrana:

TIPOS de TRANSPORTE
PASSIVO: É quando a passagem de moléculas atravessa a membrana sem gastar energia.
ATIVO: É quando a passagem de moléculas atravessa a membrana gastando energia.
vamos ver qual são os tipos de transporte
SEM GASTO DE ENERGIA
Vamos entender a diferença que há entre difusão e Osmose, a difusão só acontece com SOLUTO, e Osmose só acontece com o SOLVENTE.
DIFUSÃO SIMPLES: é quando as moléculas recebem o soluto, mas demora um certo tempo para ocorrer a passagem.

algumas molécula que fazem a difusão são: CO2 e O2
DIFUSÃO FACILITADA:é quando as moléculas é recebida por uma proteína especial permease que facilita logo a passagem desta molécula.
algumas molécula que fazem a difusão facilitada é: Glicose.



OSMOSE:  Acontece quando o solvente passa de um meio mais concentrado para o menos concentrado, e existem três tipos de como ocorre a OSMOSE 
ISOTÔNICO: É quando o meio não influencia na perda o no ganho de água.
HIPERTÔNICA: É quando o meio tem uma quantidade excessiva de soluto  influenciado na perda  de água, se a célula for animal, vai deixar mucha e vegetal plasmolisada  .
HIPOTÔNICO: É quando o meio tem uma quantidade excessiva de soluto  influencia no ganho de água, se a célula for animal, vai deixar hidrolisada, e vegetal túrgida.
COM GASTO DE ENERGIA 
  





BOMBA DE SÓDIO POTÁSSIO: é caraterizado pelo bombeamento de elétrons de dentro para fora e fora para dentro,  gastando ATP(energia que dá vida) podemos observar que as proteínas carreadoras tiram 3elétrons de sódio e coloca 2 de potássio,  maior duvida vem de onde está gerando tanto elétrons de sódio vem do interior da célula quando ela fagocita moléculas inorgânicas quando está juntas com a alimento digerido, que ao ser triturado pelo estômago é passado para  intestino que separa por molécula, que é levado para a corrente sanguínea e logo é distribuída para todas as células do corpo. tá certo!
O exemplo  mais clássico de Transporte Ativo está na transmissão das sinapses de um neurônio a outro     
 quando há passagem de elétrons há transmissão de sinapse, gastando ATP (adenosina tri fosfato) ou Trifosfato de adenosina.

Para concluir irei fala de fibrose cística doença hereditária genética que se carateriza pela interrupção de bombeamento de elétrons de cloro nas células glandulares, tornando as  secreções mais fina, obstruindo as vias respiratórias,geralmente os portadores não consegue viver até a vida adulta.



Agora iremos falar do transporte de macro moléculas

Fagocitose = Fago; comer, citose; célula.
é só lembrar do famoso quadro de Tarsila do Amaral, Antropo fagia= Fagia;comer, Antro= homem.

mudando de assunto:
A célula se alimenta por projeção de  sua membrana capturando o alimento, que seria partículas maiores e com menos liquido.
   
pinocitose= pino;beber, as células beber da mesma forma que comem projetando sua membrana até alcançar as moléculas liquidas.
 
exocitose= podemos dizer que é a retirada de resíduos do meio interno da célula é retirada moléculas que não serão mais usada pela célula.

Postagens mais visitadas deste blog

O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO         É o método mais sofisticado e complexo para o surgimento de um novo ser humano e que merece um olhar diferenciado devido o aumento de casos de DSTs (Doença Sexualmente Transmissíveis) e o crescente aumento populacional, o planeta provavelmente não suportará a uma demanda de tanto recurso natural. Assim para conhecer a reprodução humana precisamos conhecer as genitálias que diferencia o homem da mulher como funcionamento destes para o surgimento de um novo ser humano. SISTEMA GENITAL FEMININO Este dividido em duas partes externa e interna: Externa: -Pudendo ou Vulva é o conjunto de órgãos compreendendo o Grande Lábios uma prega que recobre a uretra e a entrada da vagina, o Clitóris protuberância que dá prazer na mulher, Uretra que tem função de expelir a urina, entrada da Vagina uma abertura que servirá para a copulação e os pequenos Lábios que protege a entrada da vagina. Interna  - Vagina o órgão copulador feminino que f

ORGANELAS

  vamos imagina a célula, como o país chamado" Brasil" que é delimitado territorialmente   tem uma formação com gerenciamento próprio"governo" e organização de Órgãos que tem uma determinada função e toda estrutura governamental é gerenciada por um grupo de administradores.       A célula é formada por membrana plasmática, citoplasma e muitas com núcleo, como  vimos na página anterior como é formada a membrana plasmática. Agora iremos conhecer como é formado o citoplasma e sua contribuirão para o metabolismo celular.      O citoplasma é formado de proteínas e água, formado uma espécie de gel que pode ser mais espesso na parte mais interna da célula e menos denso nas periferias, dizemos que o citoplasma forma um material colóide ( proteína mais água). As organelas são órgãos pequenos que desempenha funções metabólicas na células, temos na imagens a cima os principais tipos de células Procarionte, Eucarionte Animal e Eucarionte vegetal, à presença destas organelas

POLIALELIA

     Polialelia  e  alelos múltiplos Conceito  - Quando existem um,dois,três ou mais tipos de alelos diversos para o mesmo locus cromossômico. Causa  - Um gene que sofre diversas mutações,produzindo vários genes alelos (série de alelos). Polialelia é quando há três ou mais tipos de alelos (ou seja, características) para um mesmo lócus cromossômico, (ou fenótipo que domina as outras características). Dessa forma, alguns genes terão dominância sobre outro. Esta representação indica que o alelo C é dominante sobre todos os demais. O alelo c ch  é dominante sobre c h  e sobre c. O alelo c h  é dominante apenas sobre o alelo c. Nessa forma de existência dos genes, em alelos múltiplos, alguns tem dominância sobre outros. Como no exemplo dos coelhos, o gene C é dominante sobre todos os outros três, o C ch dominante em relação ao himalaia e ao albino, C h   o himalaia é dominante em relação ao albino, C a albino presente apenas quando houver dois genes, assim: C