Pular para o conteúdo principal

Como as plantas se alimenta?


Fotossintese

[Grego=photos, luz; e syntithenai, juntar, produzir ou seja um processo endergônico, um processo anabolico que acontece em todos os seres autotrofos, vamos encontrar em:

3 Reinos:

- Monera ( cianobacterias) – Procariontes;
- Protistas (Algas) – uni ou multicelulares, eucariontes;
- Plantae (vegetais) – multicelulares, eucariontes.
O processo de fotossíntese é um processo primordial para vida na terra, pois além de produzir energia para os seres vivos, ela produz o Oxigênio que é fundamental para queima de carboidratos nos animais, esta reação acontece em dois momentos a fase clara e fase escura, que acontece em organelas citoplasmáticas no interior das células vegetais, os famosos Cloroplastos:
São formados por Tilacoides, pilha de membranas formado por granas, são recoberto por duas membranas, possuem DNA e RNA próprios e possuem o seu plasma que é rico em clorofila, onde acontece as duas fases responsáveis para a manutenção da vida destes seres.

- Clorofila = pigmentos fotossintenticos, formados por compostos de cordenação quando estiver um íon metálico ligado a molécula, este composto é formados por Porfirinas (moléculas orgânicas com uma estrutura geral de macrociclo tetrapirrólico (formado por quatro anéis pirrólicos), ligados por ligações metínicas (-CH-).

A intensa cor verde da clorofila se deve a suas fortes absorções das regiões azuis e vermelhas do espectro eletromagnético (intervalo completo de todas as possíveis frequências da radiação eletromagnética.), e por causa absorções a luz que ela reflete e transmite parece verde.
Obs.: O Espectro Eletromagnético se estende desde frequências abaixo das frequências de baixa frequência até a radiação gama.

A energia da luz solar em energia química através do processo de fotossíntese. Neste processo a energia absorvida pela clorofila transforma dióxido de carbono e água em carboidratos e oxigênio.
Tipos de Clorofila:


Clorofila a
Clorofila b
Clorofila c1
Clorofila c2
Clorofila d

Fórmula molecular
C55H72O5N4Mg
C55H70O6N4Mg
C35H30O5N4Mg
C35H28O5N4Mg
C54H70O6N4Mg

grupo C3
-CH=CH2
-CH=CH2
-CH=CH2
-CH=CH2
-CHO

grupo C7
-CH3
-CHO
-CH3
-CH3
-CH3

grupo C8
-CH2CH3
-CH2CH3
-CH2CH3
-CH=CH2
-CH2CH3

grupo C17
-CH2CH2COO-fitilo
-CH2CH2COO-fitilo
-CH=CHCOOH
-CH=CHCOOH
-CH2CH2COO-fitilo

ligação C17-C18
simples
simples
dupla
dupla
simples

Ocorrência
Universal, única clorofila em muitas Cianobactérias
Plantas, Euglenídios e Proclorófitas
Stramenopilos
Dinoflagelados
Rodófitas (Plantas)e Cianobactérias


A fotofosforização(Fase Clara)
O primeiro passo é a captação de luz pelo tilácoides através de fotossistemas, denominados de fotossistema I e fotosistema II, neste sistema pode ser aciclico (quando os elétrons volta para o fotossistema II) o ciclico, quando participa da fase quimica:
No Fotossistema II, absorve luz, os elétrons na clorofila ficam excitados e sobem para um nível de energia mais elevado e são captados pelo aceptor primário de elétrons. Esta reação compensar a deficiência em elétrons, outros são extraídos da água, através de fotólise ou por via enzimática, sendo depois direcionados para a clorofila o oxigênio saem da célula e vai para atmosfera o 2 H+ são guardados ou reutilizados pela reação
 
Na membrana do tilácoides iremos encontrar uma proteina que faz o transporte de elétrons (complexo citocromos B6F) que longo é recebido pela Ferredoxina que leva o elétrons para fotossistema I a agitação dos elétrons no fotossistema I faz o receptor primário repassar este elétron para a fase Química (fase escura).

Resumo da fotólise

No interior dos cloroplastos, a água é decomposta na presença da luz. Essa reação é a fotólise da água. (ou reação de Hill).



Fase Química (fase escura)
Esta fase irá receber os elétrons do hidrogênio e para a produção de alimento e energia, também conhecido como ciclo de Calvin ou ciclo das Pentoses. para entender vamos começar falando da transferência de elétrons trazido pelo aceptor NADP, os elétrons serão usados, para formar a glicose.
Então será captado o dióxido de carbono (CO2),pela Ribulose disfosfato (Rubp), irá captar e formar o Glicerato de fosfato, que irá repor a Ribulosa, produzindo 6 ATPs e 6 ADPs, que futuramente irá formar a glicose, um composto formados por 6 carbonos.
O retorno do Glicerato de fosfato irá produzir a ribulosa que irá captar o carbono e produzirá novamente nutrientes e energia nos vegetais, sendo que a planta não conseguindo suprir a necessidade de luz ou de carbono, ela vai começar a usar o processo de respiração.
O Ciclo de Calvin Benson
O ciclo começa com a reação de uma molécula de CO2 entra em reação com Ribulose difosfato (açúcar com 5 Carbono) que é catalisada pela enzima rubisco (Ribulose bifosfato, RuBP), uma das mais abundantes proteínas presentes no reino vegetal.
O composto possui seis carbonos, que são lisadas em duas moléculas de três carbonos (2 moléculas de ácido 3-fosfoglicérico ou 3-fosfoglicerato, conhecidas como PGA), no final deste ciclo é produzida uma molécula de glicose e outra parte é regenerada a molécula de ribulose difosfato.


Note, porém, que para o ciclo ter sentido lógico, é preciso admitir a reação de seis moléculas de CO2 com seis moléculas de ribulose difosfato, resultando em uma molécula de glicose e a regeneração de outras seis moléculas de ribulose difosfato.
A redução do CO2 é feita a partir do fornecimento de hidrogênios pelo NADH2 e a energia é fornecida pelo ATP. Lembre-se que essas duas substâncias foram produzidas na fase clara.
O esquema apresentado é uma simplificação do ciclo de Clavin: na verdade, as reações desse ciclo se parecem com as que ocorrem na glicólise, só que em sentido inverso.
É correto admitir, também, que o ciclo origina unidades do tipo CH2O, que poderão ser canalizadas para a síntese de glicose, sacarose, amido e, inclusive, aminoácidos, ácidos graxos e glicerol.(http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bioquimica/bioquimica16.php) 

formula geral da fotossíntese

6CO2 + 12H2O  FOTOSSÍNTESE C6H12O6 + 6O2


FATORES DE INFLUENCIA FOTOSSINTÉTICA

PC=ponto de Compensação
PS= Ponto de Estabilidade




Referências









Postagens mais visitadas deste blog

O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO         É o método mais sofisticado e complexo para o surgimento de um novo ser humano e que merece um olhar diferenciado devido o aumento de casos de DSTs (Doença Sexualmente Transmissíveis) e o crescente aumento populacional, o planeta provavelmente não suportará a uma demanda de tanto recurso natural. Assim para conhecer a reprodução humana precisamos conhecer as genitálias que diferencia o homem da mulher como funcionamento destes para o surgimento de um novo ser humano. SISTEMA GENITAL FEMININO Este dividido em duas partes externa e interna: Externa: -Pudendo ou Vulva é o conjunto de órgãos compreendendo o Grande Lábios uma prega que recobre a uretra e a entrada da vagina, o Clitóris protuberância que dá prazer na mulher, Uretra que tem função de expelir a urina, entrada da Vagina uma abertura que servirá para a copulação e os pequenos Lábios que protege a entrada da vagina. Interna  - Vagina o órgão copulador feminino que f

ORGANELAS

  vamos imagina a célula, como o país chamado" Brasil" que é delimitado territorialmente   tem uma formação com gerenciamento próprio"governo" e organização de Órgãos que tem uma determinada função e toda estrutura governamental é gerenciada por um grupo de administradores.       A célula é formada por membrana plasmática, citoplasma e muitas com núcleo, como  vimos na página anterior como é formada a membrana plasmática. Agora iremos conhecer como é formado o citoplasma e sua contribuirão para o metabolismo celular.      O citoplasma é formado de proteínas e água, formado uma espécie de gel que pode ser mais espesso na parte mais interna da célula e menos denso nas periferias, dizemos que o citoplasma forma um material colóide ( proteína mais água). As organelas são órgãos pequenos que desempenha funções metabólicas na células, temos na imagens a cima os principais tipos de células Procarionte, Eucarionte Animal e Eucarionte vegetal, à presença destas organelas

POLIALELIA

     Polialelia  e  alelos múltiplos Conceito  - Quando existem um,dois,três ou mais tipos de alelos diversos para o mesmo locus cromossômico. Causa  - Um gene que sofre diversas mutações,produzindo vários genes alelos (série de alelos). Polialelia é quando há três ou mais tipos de alelos (ou seja, características) para um mesmo lócus cromossômico, (ou fenótipo que domina as outras características). Dessa forma, alguns genes terão dominância sobre outro. Esta representação indica que o alelo C é dominante sobre todos os demais. O alelo c ch  é dominante sobre c h  e sobre c. O alelo c h  é dominante apenas sobre o alelo c. Nessa forma de existência dos genes, em alelos múltiplos, alguns tem dominância sobre outros. Como no exemplo dos coelhos, o gene C é dominante sobre todos os outros três, o C ch dominante em relação ao himalaia e ao albino, C h   o himalaia é dominante em relação ao albino, C a albino presente apenas quando houver dois genes, assim: C