Pular para o conteúdo principal

A REPRODUÇÃO

A REPRODUÇÃO

O mecanismo que possibilitou a expansão das espécies e impulsionou as linhas evolutivas, dando origem a diferentes formas de vidas formando a grande biodiversidade que temos em nosso planeta.
Tudo começa pela quantidade de cromossomos existente na célula que determina duas formas de células Haploides e células Diploides; haploide quando o número de cromossomo é reduzido pela metade são células que tem como função apenas a produzir metade dos cromossomos para a geração de uma nova vida é única função destas células e não tem condição nenhuma de regeneração ou divisão sem que haja a fecundação, salvo nos casos de Partenogênese, que a célula Haploide gera um novo individuo.
As células Diploides por sua vez ela possui uma quantidade suficiente para gera um novo individuo, enquanto a célula haploide tem o número de cromossomo reduzido pela metade, chamamos de célula (N), a diploides chamamos de (2N). Devemos a credita que a natureza tem a estratégia certa para reduzir os cromossomos para que fiquem numa quantidade certa para gera um ser vivo, caso contrário o número de cromossomos poderia crescer de tal modo que não teria condição de gera uma vida.

TIPOS DE REPRODUÇÃO
Temos em nosso planeta dois tipos de reprodução Assexuada e Sexuada dentre estes tipos elas alavancaram o aumento das populações existente na Terra favorecendo a riqueza da biodiversidade e cada uma delas tem uma forma interessante de se expressa.
*Assexuada

-Divisão Binária: acontece em organismos unicelulares, duplicam o DNA e após o citoplasma se dividindo em duas novas células com o mesmo material genético duas células geneticamente iguais.


- Esporulação: É uma forma em que a célula perde parte do citoplasma mantendo seu material genético intacto até o aparecimento de um meio favorável para seu ressurgimento,este meio de reprodução sofre divisões sucessivas espalhando seus esporos no meio.

- Brotamento: é uma forma interessante, onde há um desenvolvimento na lateral do individuo como se fosse um galho uma gema pois isto chamamos de gemulação, com um certo tempo este broto caem e começam a desenvolve-se sozinho.


- Esquizogonia: é uma forma em que os protozoários que causa malária se reproduz, acontece que o núcleo divide-se em vários núcleo como uma célula multicelular e logo após algum tempo o surgimento de outras novas células.


- Estrobilização: é uma característica dos celenterados de vida livre como as medusas que produz uma lavra que fica grudada no chão dos mares crescendo como se fosse uma planta que libera novos seres mais de vida livre. 
- Estaquia: é um processo simples bastante utilizado na agricultura caracterizado pelo corte de caules com broto vegetativo, é plantado diretamente no solo ou mergulhado em água em condições favoráveis começa a desenvolve-se podendo crescer  e ter vida normal podendo se reproduzir normalmente.
  
-Partenogênese: é um caso especial pois se trata de células haploides que não foram fecundadas e desenvolve-se em novo individuo, no caso das abelhas irão produzir zangões "abelhas masculinas", pois as fecundadas sempre surgirá fêmeas, no caso da abelha rainha ela se alimenta de uma geléia diferente que a torna líder e capaz de gerar gametas.


REPRODUÇÃO SEXUADA

      É o processo que uni duas células haploides (N) que podem ser iguais no caso de Isogamia algum unicelular que se junta na copulação une seus núcleos se transforma em um zigoto que se divide em novas células; Anisogamia que é a união entre gametas diferente é o método mais convencional, onde a espécie se divide em duas forma que possui gônadas diferente que são especializadas para produzir um certo tipo de gameta ou até seres que em seu corpo apresente os dois órgãos.
-Fecundação é a fusão de dois gametas basicamente um feminino e um masculino formando um Zigoto.

-Conjugação: é um processo que acontece com algumas bactérias que possui um pelo sexual que transfere o material genético de uma bactéria para outra, sendo a fêmea recebe o gameta e o macho é quem doa.

- Neotenia: é a antecipação da maturidade de alguns seres vivos que a capacidade de se reproduzir adianta para que a espécie não se perda por uma catástrofe. 



OS CICLOS DE REPRODUÇÃO

- Haplobionte haplonte:um caso em que o organismo são haploide e para se dividir precisa se transforma em diploide e ela faz isto.

- Diplobionte: é o contrário o organismo é diploide e reduz pela metade seus cromossomos para aumentar a variabilidade entre estes seres vivos.



A reprodução é a forma de garantir a presença de um determinado individuo por muito mais tempo no planeta.

Fontes: 

http://ezoidereproduction.blogspot.com.br/p/diversidade-na-reproducao-sexuada.html

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/reproducao.htm

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/embriologia/reproducao2.php

http://biologianet.uol.com.br/biodiversidade/reproducao-dos-fungos.htm

Postagens mais visitadas deste blog

O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO         É o método mais sofisticado e complexo para o surgimento de um novo ser humano e que merece um olhar diferenciado devido o aumento de casos de DSTs (Doença Sexualmente Transmissíveis) e o crescente aumento populacional, o planeta provavelmente não suportará a uma demanda de tanto recurso natural. Assim para conhecer a reprodução humana precisamos conhecer as genitálias que diferencia o homem da mulher como funcionamento destes para o surgimento de um novo ser humano. SISTEMA GENITAL FEMININO Este dividido em duas partes externa e interna: Externa: -Pudendo ou Vulva é o conjunto de órgãos compreendendo o Grande Lábios uma prega que recobre a uretra e a entrada da vagina, o Clitóris protuberância que dá prazer na mulher, Uretra que tem função de expelir a urina, entrada da Vagina uma abertura que servirá para a copulação e os pequenos Lábios que protege a entrada da vagina. Interna  - Vagina o órgão copulador feminino que f

ORGANELAS

  vamos imagina a célula, como o país chamado" Brasil" que é delimitado territorialmente   tem uma formação com gerenciamento próprio"governo" e organização de Órgãos que tem uma determinada função e toda estrutura governamental é gerenciada por um grupo de administradores.       A célula é formada por membrana plasmática, citoplasma e muitas com núcleo, como  vimos na página anterior como é formada a membrana plasmática. Agora iremos conhecer como é formado o citoplasma e sua contribuirão para o metabolismo celular.      O citoplasma é formado de proteínas e água, formado uma espécie de gel que pode ser mais espesso na parte mais interna da célula e menos denso nas periferias, dizemos que o citoplasma forma um material colóide ( proteína mais água). As organelas são órgãos pequenos que desempenha funções metabólicas na células, temos na imagens a cima os principais tipos de células Procarionte, Eucarionte Animal e Eucarionte vegetal, à presença destas organelas

POLIALELIA

     Polialelia  e  alelos múltiplos Conceito  - Quando existem um,dois,três ou mais tipos de alelos diversos para o mesmo locus cromossômico. Causa  - Um gene que sofre diversas mutações,produzindo vários genes alelos (série de alelos). Polialelia é quando há três ou mais tipos de alelos (ou seja, características) para um mesmo lócus cromossômico, (ou fenótipo que domina as outras características). Dessa forma, alguns genes terão dominância sobre outro. Esta representação indica que o alelo C é dominante sobre todos os demais. O alelo c ch  é dominante sobre c h  e sobre c. O alelo c h  é dominante apenas sobre o alelo c. Nessa forma de existência dos genes, em alelos múltiplos, alguns tem dominância sobre outros. Como no exemplo dos coelhos, o gene C é dominante sobre todos os outros três, o C ch dominante em relação ao himalaia e ao albino, C h   o himalaia é dominante em relação ao albino, C a albino presente apenas quando houver dois genes, assim: C