Pular para o conteúdo principal

ORGANELAS




 vamos imagina a célula, como o país chamado" Brasil" que é delimitado territorialmente   tem uma formação com gerenciamento próprio"governo" e organização de Órgãos que tem uma determinada função e toda estrutura governamental é gerenciada por um grupo de administradores.
      A célula é formada por membrana plasmática, citoplasma e muitas com núcleo, como  vimos na página anterior como é formada a membrana plasmática. Agora iremos conhecer como é formado o citoplasma e sua contribuirão para o metabolismo celular.
     O citoplasma é formado de proteínas e água, formado uma espécie de gel que pode ser mais espesso na parte mais interna da célula e menos denso nas periferias, dizemos que o citoplasma forma um material colóide ( proteína mais água).
As organelas são órgãos pequenos que desempenha funções metabólicas na células, temos na imagens a cima os principais tipos de células Procarionte, Eucarionte Animal e Eucarionte vegetal, à presença destas organelas darão as características desta células, então vamos ver as organelas:









O citoplasma recebe muitos nomes veja:

Citoplasma, Citosol, Hialoplasma, Citoplasma Fundamental e Matriz citoplasmática, ambas são o nome que chamamos o liquido presente no meio intra celular que pode ser constituídos por água, proteínas, sais minerais, íons diversos , aminoácidos livres e açúcares.

  



o líquido como disse anteriormente, tem forma mais espessa e outra menos, vale lembra que quanto mais interno mais gelatinoso endoplasma onde estão presentes a maioria das Organelas (órgão pequenos),Ectoplasma quando estiver mais periférico. A denominação Hialoplasma refere-se partes do citoplasma que ocorrem as reações químicas metabólicas
e o Citosol é referente a região que acontece as CICLOSES ( movimentos no interior da célula).


o que devemos saber sobre organelas é a respeito da função de cada uma delas:

Citoesqueleto:  É o esqueleto da célula ou seja dá a sustentação e estrutura o corpo celular, é formado por três tipos de organelas que vamos conferir em abaixo:

Microtúbulos: são estrutura formado por proteínas chamadas de tubulinas  formado uma estrutura cilíndrica que facilmente se desmonta e monta sua função é de originar os centríolos é a formação do fuso cromático.

Filamento intermediário:São estruturas filamentosas que proporciona estabilidade mecânica a célula
Micro filamento:são finíssimo fios formados por proteínas, queratina, actina e miosina, são estrutura responsável pelo movimentos no interior da célula( Cicloses), formando também as correntes citoplasmáticas muito presente em células vegetais.

REG- Reticulo Endoplasmático Granular( ergastoplasma):É uma organelas que está muito próximo ao núcleo da célula é onde a síntese de proteína, como veremos em páginas adiante, vamos observar onde  o REG se localiza na célula: note que ele tem ligação direto com o núcleo, é fácil entender como então é a ligação do núcleo e a produção de proteína, como disse anteriormente que a etapa final da produção de proteína. A função do REG é de receber os aminoácidos e converte em proteínas. como? ele faz o trabalho de recolher todos os aminácido transformado em ribossomos( produtor de proteínas).

Ribossomos: São organelas que sintetizam proteínas, formadas apartir de aminoácidos produzidos na síntese de proteína que veremos mais na frente em metabolismo celular, é a única organela presente nos procariontes(bactérias) e em todos os demais eucariontes.

REL-Reticulo Endoplasmático Liso:Já o REL, é uma organela que tem algumas funções no citoplasma, mas primeiro observem na imagem acima veja a ligação que a entre o REL, REG e núcleo, agora vamos entender como esta ligação influencia no metabolismo celular.A produção de lipídeos acontece no interior do retículo liso,Que logo é passado através de bolsas para complexo de Golgi que depois é secretado pela a célula Ácino pancreático (células secretoras do pâncreas), um exemplo!, outra função do REL e desintoxicação da célula que retira os resíduos tóxicos de seu interior, ex: álcool etílico nos hepatócito( células do figado), que também tem o papel de limpar as moléculas nocivas que utilizamos exemplo medicamentos , anabolizantes e outros...outra função é de armazenar substâncias em células vegetais tal característica foi observada em células em vegetais que teve o seu crescimento como acumulo de soluções aquosas.

Complexo Golgi(golgiossomo, Complexo golgiense): é uma organela que foi observado pela primeira vez pelo Citologista Italiano Camilo Golgi, é uma pilha de membranas que tem como função secretar.

Lisossomos: São organelas que fazem a digestão intra celular, digere os resíduos.  Fagocitose e Pinocitose são dois fenômenos responsáveis pela aquisição materiais que fazem o metabolismo celular, O lisossomo engloba as partículas sólida (Fagocitose) e líquidas(pinocitose),veja:Vamos analisar duas coisas importantes, primeiro os lisossomos primários que é caraterizados pelo o englobamento de matéria invasora (que pode ser alimento, corpos estranhos); então o que foi englobado chamamos de fagossomos e depois que retirado o que foi necessário ela faz a excreção ou clasmocitose (como diz alguns autores lisossomos secundários).                                                         O que também não podemos esquecer de outros fenômenos e a doença que acomete nesta organela:


Autólise: é a forma de como a célula se auto destroem os lisossomos produz sucos digestivos suficiente para  comer organelas velhas e células gasta ou lecionadas (Apoptose).     
Necrose: É morte acidental da célula, causada por componente químicos ou toxinas, podendo levar a lesões irreversível chegando a matar tecidos completos.                            
 Apoptose: É morte programada das células que pode ser positiva ou Negativo, a reação causada pelo desaparecimento da cauda do girino é uma forma positiva de manter a espécie. A forma negativa tem a questão dos macrófagos acaba englobando as partículas de sílica causando(Silicose), seria assim a sílica por ser uma partícula pequena consegue perfurar o lisossomos liberando moléculas com um PH baixo matando a célula.                                    A autofagia é uma das principais funções das lisossomas, na qual degradam estruturas danificadas ocorridas na lesão celular ou no processo de diferenciação. Essa estrutura ao ser degradada, é eliminada do citoplasma formando vacúolo autofágico e seus componentes são reutilizados na formação de novas células ou são reaproveitados em novas estruturas.
o importante também é lembrar que tem as duas formas de transmissão entre o retículo e o complexo de Golgi, a face CIS TRANS. a face CIS= e quando as substâncias vem de outras organelas e se acumula no complexo de Golgi, como o próprio nome diz Cisternal,  (lembra cisterna,"lugar que acumula água")
TRANS: é a saída desta molécula através de bolsas para a secreção ou excreção celular. 
Dictiossomos:é nome dado a cada bolsa que forma o Complexo de golgi, tem como função distribui-se no interior da célula o maior exemplo podemos ver é na divisão celular dos vegetais que separa o material genético e ao pouco os dictiossomos vão liberando pequenos pacotes que formarão a lamela média separando totalmente através de uma citocinese centrifuga . Além de secretar o complexo de Golgi também empacota e armazena moléculas que serão utilizadas pela célula, formara o Acrossoma(cabeça do espermatozoide),alias é por causa da secreção liberada pelo complexo de golgi presente na cabeça do espermatozoide que facilitara a entrada no ovócito.e por ultimo o Golgiossomo(forma espalhada do Complexo de Golgi), formará os lisossomos.   

Peroxissomos: É a organela responsável pela quebra do acumulo de Peróxido Hidrogênio (água oxigenada)(H2O2), são organelas arredondada que sintetizam a CATALASE"enzima que quebra a água oxigenada". 
Glioxissomos:Organela muita parecida com o peroxissomo,ausente em células animais e procariontes, presente em células vegetais tem função de produzir enzimas capazes de converte ácido graxos(lipídeos), em açúcares que é necessário para a produção de energia. 
Centríolos:  Organelas formada a partir dos microtúbulos(integrante do citoesqueleto),formado uma arranjo de 3 tubinhos de microtúbulos junto com outras trincas totalizando 27 tubinhos, na maioria das vezes eles ficar em dupla formando um angulo de 90º:
 sua função primordial é auxiliar na divisão celular, na formação de cílios e flagelos, estão presentes eu células Eucarióticas animais, influenciando na formação do fuso mitótico(divisão celular), o aparecimento de áster , que separa os cinetócoros. 

Cílios: São formados apartir dos microtúbulos, tem como função a movimentação da célula, temos o exemplos a células da cóclea (órgão responsável com captar e transmitir as vibrações sonoras ao SNC"Sistema Nervoso Central"), células da traqueia, que expeli o muco para a limpeza das correntes de ar, células da tubas uterinas, fazem a movimentação do ovócito fecundado auxiliando para o útero para a nidação e o desenvolvimento do embrião e alguns protozoários de vida livre.(paramécio).

 




Flagelos: São como caudas(rabos) na células tem como função movimentação da célula, este movimento de flagelo dos eucariontes é diferente dos procariontes"bactérias", enquanto os eucariontes"células completas" o movimento é: enquanto nas bactérias são circulares, movimentado sempre para frente: 

os flagelos são formados também pelos microtúbulos formando um ou poucas quantidades  e cumprido em uma célula enquanto os cílios são vários e curtos, o exemplo de célula flagelada temos os espermatozoides (células eucariontes haploides "que possue a metade dos cromossomos) e alguns protozoários causadores de doenças (tricomoníase,doença de chagas).  




Vacúolos: São dispositivos acumulativo o controlador de substâncias no interior da célula ex: Vacúolo de Suco celular: é responsável por acumular sucos necessários para o metabolismo celular (aquíferos e amiloplastos)o outro é o vacúolo Contrátil (pulsátil):que controla a quantidade de líquidos dentro da célula impedindo que a mesma estoure com a grande quantidade de água no meio interno como se fosse um coração mais que está expulsando o excedente de liquidos. 

Mitocôndria: Segundo algumas teorias como simbiogênese, que  as mitocôndrias era células primitivas que invadiram as células eucariontes e conseguiram viver um dependendo um do outro portanto uma relação intra-específica, ou seja seres de diferentes espécies vivendo em harmônia, recebendo o nome de simbiose.

     Esta organela é formada por membranas: membrana mitocôndrial, cristas mitocondrial, matriz e DNA próprio, tem o papel de  produzir energia necessária para o funcionamento da célula através da respiração, realizado no interior da mitocôndria. 
   Cloroplastos: Assim como as mitocôndrias, eles também passam pela teoria da simbiogênese, como vimos anteriomente segue a mesma teoria das mitocôndrias, diferente das mitocôndrias os cloroplastos recebem a luz solar e converte em açúcar necessária para o metabolismo das células vegetais.

  

HIDROGENOSSOMOS E MITOSSOMOS

    Os seres vivos como protozoários e fungos não tem mitocôndrias, então precisa sintetizar energia para o seu  metabolismo, os Hidrogenossomos são bolsas delimitadas por duas membranas, sua principal função e fazer a degradação do ácido pirúvico ou de ácido málico e produzido gás hidrogênio, gás carbônico e ácido acético. 
Mitossomos estão presentes em protozoários que precisam produzir energia para seu metabolismo, também são bolsas que geram ATP automaticamente.


Doenças Causadas por Autólise:  

Silicose
doença dos cavadores de poços, que ao inalar a sílica acaba indo parar nos alvéolos  pulmonares, fazendo os macrófagos  migrarem para os alvéolos ele acaba englobando  e como é um composto inorgânico acaba estourando a célula, endurecendo os alvéolos pulmonares.

Doença do Tay Schays
doença genética derivada de uma mutação que acontece no interior celular impedindo a criação de lisossomos, que acaba acumulando nas células, causando danos irreparáveis. portadores deste mau não conseguem chegar a vida adulta.

Postagens mais visitadas deste blog

O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO         É o método mais sofisticado e complexo para o surgimento de um novo ser humano e que merece um olhar diferenciado devido o aumento de casos de DSTs (Doença Sexualmente Transmissíveis) e o crescente aumento populacional, o planeta provavelmente não suportará a uma demanda de tanto recurso natural. Assim para conhecer a reprodução humana precisamos conhecer as genitálias que diferencia o homem da mulher como funcionamento destes para o surgimento de um novo ser humano. SISTEMA GENITAL FEMININO Este dividido em duas partes externa e interna: Externa: -Pudendo ou Vulva é o conjunto de órgãos compreendendo o Grande Lábios uma prega que recobre a uretra e a entrada da vagina, o Clitóris protuberância que dá prazer na mulher, Uretra que tem função de expelir a urina, entrada da Vagina uma abertura que servirá para a copulação e os pequenos Lábios que protege a entrada da vagina. Interna  - Vagina o órgão copulador feminino que f

POLIALELIA

     Polialelia  e  alelos múltiplos Conceito  - Quando existem um,dois,três ou mais tipos de alelos diversos para o mesmo locus cromossômico. Causa  - Um gene que sofre diversas mutações,produzindo vários genes alelos (série de alelos). Polialelia é quando há três ou mais tipos de alelos (ou seja, características) para um mesmo lócus cromossômico, (ou fenótipo que domina as outras características). Dessa forma, alguns genes terão dominância sobre outro. Esta representação indica que o alelo C é dominante sobre todos os demais. O alelo c ch  é dominante sobre c h  e sobre c. O alelo c h  é dominante apenas sobre o alelo c. Nessa forma de existência dos genes, em alelos múltiplos, alguns tem dominância sobre outros. Como no exemplo dos coelhos, o gene C é dominante sobre todos os outros três, o C ch dominante em relação ao himalaia e ao albino, C h   o himalaia é dominante em relação ao albino, C a albino presente apenas quando houver dois genes, assim: C