Pular para o conteúdo principal

HERANÇA LIGADO AO SEXO I

É fascinante o estudo sobre genética, acredito que é uma demonstração clara e evidente da presença de Deus em cada Criatura. é a forma clara de mostrar que o projeto de Deus é único.
Vamos deixar de elogios e vamos para a prática.
Herança Ligada ao Sexo.....
Antes de começar quero dizer sobre a determinação do sexo 
-Sistema XY
neste caso é comum na maioria dos mamíferos a presença do sistema XY, mais vou falar particularmente nos humano que antigamente se acreditava que a mulher era culpada da criança nascer com sexo masculino ou feminino, podemos lembrar do rei da Inglaterra Luis Henrique VIII, que matou sua 2ª esposa Ana Bolena por não ter lhe dado um filho varão (macho) 

   

o sexo é determinado pelo pai e não pela mãe como se imaginava; pois a progenitora carrega o cromossomo XX e o pai pode carregar o cromossomo X que forma (menina) ou Y que forma (menino); melhor exemplificar é como a mulher carregasse a metade do cromossomo, e irá  precisar da outra metade do homem, que por sua vez pode ter espermatozoides com cromossomo X (menina) cromossomo Y(menino) e na hora da fecundação poderá ser fecundado pelo espermatozoide XX (menina) ou XY(menino).
O processo que possibilita esta formação de gametas é chamado de meiose, divisão reducional, que divide os cromossomos em duas partes, podendo surgir aleatoriamente cromossomo para  característica masculina ou feminina.

- Curiosidade:
O gene SRY está presente no braço curto do cromossomo Y no caso de Crossing over, ou permutação, a troca de quiasma pode ir pará no cromossomo X e o cromossomo Y fica sem este gene:

    O gene SRY é responsável pela produção de proteínas capaz de formar o saco testicular além de estimular a células sertoly que vão produzir o Fator Determinante Testicular e inibir o ducto mülle ou hormônio mülleriano. esta transferência gênica pode vim a gerar 
 XX= masculino ou XY =feminino, caso em que este espermatozoide venha a fecundar o óvulo.
obs: são casos raros. 

-Sistema X0
Alguns artrópodes no caso o gafanhoto o que vai determinar o sexo é a ausência do cromossomo sexual alelo sendo assim X0(xis zero) para sexo masculino, o sexo feminino XX.
se acontece neste caso em humanos irá acarretar em síndrome de Turner.
obs: caso de monossomia:

-Sistema ZW
 vimos que nos humanos quem determina o sexo é o pai é o contrário no sistema ZW pois quem determina o sexo da prole é a mãe que apresenta zw, não é tão complicado de entender, vimos que no humano o cromossomo diferencial é o Y somente os machos terão este cromossomo; enquanto no sistema ZW o cromossomo diferente é na fêmea sendo assim o macho irá ser ZZ e Fêmea ZW.

-Sistema Haploide-diploide(partenogênese)
é um caso bem interessante pois o aparecimento de abelhas fêmeas acontece quando são fecundados os ovos se transformando em seres diplóides no caso da abelha o que vai diferenciar a abelha operária da rainha é a alimentação da rainha que além de ser a administradora da colmeia ela é responsável pelo nascimento das novas abelhas que irão substituir as abelhas velhas, lembrando as comeias são exemplos de relação enterespecifica chamada de sociedade, no qual cada abelha tem uma função especifica na comeia, assim como os humanos os cupins e as formigas.
Neste caso irá a abelha colocar em cada espaço no favo um ovo que irá passar o zangão que é haplóide fecundará os ovos o que eles não conseguirem fecundar se tornarão novos zangões.

- A temperatura pode também caraterizar o sexo da prole podendo ser visto em alguns repteis:
  alguns crocodilos que põem seu ovos de acordo com temperatura em que eles ficarão irá determinar o sexo dos filhotes sendo que os que estiverem em locais mais frio serão fêmeas e os que ficarem em locais quente serão machos, nas tartarugas irá ser o contrário pois os que estivarem em locais mais quentes serão fêmeas e os que ficarem em locais frios serão macho.

Postagens mais visitadas deste blog

O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO         É o método mais sofisticado e complexo para o surgimento de um novo ser humano e que merece um olhar diferenciado devido o aumento de casos de DSTs (Doença Sexualmente Transmissíveis) e o crescente aumento populacional, o planeta provavelmente não suportará a uma demanda de tanto recurso natural. Assim para conhecer a reprodução humana precisamos conhecer as genitálias que diferencia o homem da mulher como funcionamento destes para o surgimento de um novo ser humano. SISTEMA GENITAL FEMININO Este dividido em duas partes externa e interna: Externa: -Pudendo ou Vulva é o conjunto de órgãos compreendendo o Grande Lábios uma prega que recobre a uretra e a entrada da vagina, o Clitóris protuberância que dá prazer na mulher, Uretra que tem função de expelir a urina, entrada da Vagina uma abertura que servirá para a copulação e os pequenos Lábios que protege a entrada da vagina. Interna  - Vagina o órgão copulador feminino que f

ORGANELAS

  vamos imagina a célula, como o país chamado" Brasil" que é delimitado territorialmente   tem uma formação com gerenciamento próprio"governo" e organização de Órgãos que tem uma determinada função e toda estrutura governamental é gerenciada por um grupo de administradores.       A célula é formada por membrana plasmática, citoplasma e muitas com núcleo, como  vimos na página anterior como é formada a membrana plasmática. Agora iremos conhecer como é formado o citoplasma e sua contribuirão para o metabolismo celular.      O citoplasma é formado de proteínas e água, formado uma espécie de gel que pode ser mais espesso na parte mais interna da célula e menos denso nas periferias, dizemos que o citoplasma forma um material colóide ( proteína mais água). As organelas são órgãos pequenos que desempenha funções metabólicas na células, temos na imagens a cima os principais tipos de células Procarionte, Eucarionte Animal e Eucarionte vegetal, à presença destas organelas

POLIALELIA

     Polialelia  e  alelos múltiplos Conceito  - Quando existem um,dois,três ou mais tipos de alelos diversos para o mesmo locus cromossômico. Causa  - Um gene que sofre diversas mutações,produzindo vários genes alelos (série de alelos). Polialelia é quando há três ou mais tipos de alelos (ou seja, características) para um mesmo lócus cromossômico, (ou fenótipo que domina as outras características). Dessa forma, alguns genes terão dominância sobre outro. Esta representação indica que o alelo C é dominante sobre todos os demais. O alelo c ch  é dominante sobre c h  e sobre c. O alelo c h  é dominante apenas sobre o alelo c. Nessa forma de existência dos genes, em alelos múltiplos, alguns tem dominância sobre outros. Como no exemplo dos coelhos, o gene C é dominante sobre todos os outros três, o C ch dominante em relação ao himalaia e ao albino, C h   o himalaia é dominante em relação ao albino, C a albino presente apenas quando houver dois genes, assim: C