Pular para o conteúdo principal

PROTOZOÁRIOS

PROTOZOÁRIOS





Este reino segundo o critério de Whittaker vem do (grego proto: primeiros; zoon: animal), eles era considerados animais nas primeiras observações e foi classificado como animal por muitos anos o interessante é que são unicelulares Eucariontes, ou seja, eles apresentam uma célula completa com todas as organelas citoplasmáticas. Mas foram incluídos neste reino as algas por não apresentarem características suficientes para serem consideradas plantas e o reino passou a ser chamado de Protoctistas por apresentarem células unicelulares e pluricelulares e serem Autótrofas podendo ser encontrados também heterótrofos.

- Autótrofos: são algas uni e pluricelulares, viventes em água doce ou salgada são responsáveis pela produção de alta taxa de oxigênio na atmosfera e sua maioria são constituintes dos Plânctons. 

* Euglenófitas(ou Euglenas).
São protistas autótrofos e heterótrofos na ausência de luz, viventes em água doce locomove-se através de um flagelo, são verdes pela presença de da clorofila, controla a quantidade de água através de organelas denominada de vacúolos pulsátil ou contrátil, sua reprodução é assexuada, divisão longitudinal.
     
*Crisófitas: deriva de um radical grego, (Crysos: ouro; phyto: planta), são diatomáceas, algas unicelulares que apresenta uma carapaça de parede silicosa, chamado de frústula, que ao se deposita no fundo do mar formando uma rocha sedimentar diatomitos, ela apresenta uma cor amarela devido o acumulo de pigmentos  de clorofila a, que acumula carotenoides. 
*detalhe: um dos produtos que é fabricado a partir deste sedimento produzido por esta alga é a velas de filtros para água.    
 
*Dinófitas(pirrófitas)
São células que apresenta placas constituídas de celulose, estas placas estão em vesículas dentro da membrana plasmática, eles apresenta uma pigmentação vermelha e dois flagelos eles acumulam neurotoxina altamente tóxica,  formando a famosa "maré vermelha" que matam peixes e crustáceos, podendo causar no homem paralisação dos sistema respiratório e nervoso. 
Dinophyta 
*Clorófita: algas verdes presentes em sua maioria em água doce apresenta algas uni e pluricelulares principal clorofila é a e b, apresenta uma reserva de amido na parede celular, a reprodução assexuada e sexuada, sendo sexuada por metagênese ou alternância de gerações.
*Feófitas: algas apresenta um pigmento chamado de Ficoxantina, coloração parda pluricelulares podendo apresentar tamanhos gigantescos com o aparecimento de órgãos estipe e rizoides algumas são comestíveis e outras na fabricação de medicamentos.
*Rodófitas: Algas vermelhas por apresentarem pigmentos de ficobilinas, que dão a cor vermelha estas algas tem papel comercial importante por produzirem substância gelatinosa ágar-ágar usados para criar culturas de bactérias em laboratório para estudos, e na produção de medicamentos e sorvetes.
O meio de reprodução é por alternância de geração.
     
PROTOZOÁRIOS HETERÓTROFOS
Os protozoários deste grupo apresenta organelas que fazem diversos papeis para garantir o metabolismo e a sobrevivência deste individuo:
-Pseudópodes: projeções feita pelo microfilamentos facilitando a movimentação e a busca de alimentos.
- Esporos: formas cilíndricas dependentes de fluidos para movimenta
- Cílios: pequenos filamentos espalhados pelo corpo  fazendo a movimentação mais uniforme.
- Flagelos: filamentos longos e em pouca quantidade geralmente fazendo movimento de onda ou circulatórios.
- Citóstoma: abertura por onde entra o alimento.
- Citofaringe: local um pouco afastado do citóstoma que tem função de englobar o alimento .
- Vacúolos digestivos: bolsas que envolve o alimento, liberando sucos digestivos que fazem o catabolismo do alimento.
- Citopígeo ou citoprocto: abertura por onde saem os restos e resíduos, ou seja, um ânus celular.
- Vacúolo Pulsátil: faz o controle osmótico deste seres.

OS PRINCIPAIS FILOS
-Sarcodíneos: são seres que possuem pseudópodes podem ter vida livre ou parasitas no caso da entamoeba histolytica, neste grupo temos as amebas que viver em água doce, "vida livre", reproduzem assexuadamente e em condições desfavoráveis toma forma de cisto podendo viver em solo até encontrar um ambiente favorável.
ex:
- Entamoeba histolytica 
- Heliozoários
- Radiolários
- Foraminíferos


-Mastigóforos: são flagelados e sua maioria são parasitas e causa doenças sérias capazes de levar o individuo a óbito. Apresenta reprodução por alternância de geração.
ex:
-Trypanossoma Cruzi
- Giardia lamblia
- Trichomonas varginalis
 
- Cilióforos: apresenta cílios em todo corpo apresenta um movimento uniforme a maioria apresenta vida livre e apresentam um micronúcleo e um macronúcleo, a reprodução é assexuada ou por conjugação.
ex:
- Paramécio 
         
  
- Esporozoários: são protozoários simples por não apresentar organelas locomotora são parasitas sua reprodução é por alternância de geração assexuada e sexuada, obtêm o alimento por absorção direta de seu hospedeiro.
 
  

Postagens mais visitadas deste blog

O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO         É o método mais sofisticado e complexo para o surgimento de um novo ser humano e que merece um olhar diferenciado devido o aumento de casos de DSTs (Doença Sexualmente Transmissíveis) e o crescente aumento populacional, o planeta provavelmente não suportará a uma demanda de tanto recurso natural. Assim para conhecer a reprodução humana precisamos conhecer as genitálias que diferencia o homem da mulher como funcionamento destes para o surgimento de um novo ser humano. SISTEMA GENITAL FEMININO Este dividido em duas partes externa e interna: Externa: -Pudendo ou Vulva é o conjunto de órgãos compreendendo o Grande Lábios uma prega que recobre a uretra e a entrada da vagina, o Clitóris protuberância que dá prazer na mulher, Uretra que tem função de expelir a urina, entrada da Vagina uma abertura que servirá para a copulação e os pequenos Lábios que protege a entrada da vagina. Interna  - Vagina o órgão copulador feminino que f

ORGANELAS

  vamos imagina a célula, como o país chamado" Brasil" que é delimitado territorialmente   tem uma formação com gerenciamento próprio"governo" e organização de Órgãos que tem uma determinada função e toda estrutura governamental é gerenciada por um grupo de administradores.       A célula é formada por membrana plasmática, citoplasma e muitas com núcleo, como  vimos na página anterior como é formada a membrana plasmática. Agora iremos conhecer como é formado o citoplasma e sua contribuirão para o metabolismo celular.      O citoplasma é formado de proteínas e água, formado uma espécie de gel que pode ser mais espesso na parte mais interna da célula e menos denso nas periferias, dizemos que o citoplasma forma um material colóide ( proteína mais água). As organelas são órgãos pequenos que desempenha funções metabólicas na células, temos na imagens a cima os principais tipos de células Procarionte, Eucarionte Animal e Eucarionte vegetal, à presença destas organelas

POLIALELIA

     Polialelia  e  alelos múltiplos Conceito  - Quando existem um,dois,três ou mais tipos de alelos diversos para o mesmo locus cromossômico. Causa  - Um gene que sofre diversas mutações,produzindo vários genes alelos (série de alelos). Polialelia é quando há três ou mais tipos de alelos (ou seja, características) para um mesmo lócus cromossômico, (ou fenótipo que domina as outras características). Dessa forma, alguns genes terão dominância sobre outro. Esta representação indica que o alelo C é dominante sobre todos os demais. O alelo c ch  é dominante sobre c h  e sobre c. O alelo c h  é dominante apenas sobre o alelo c. Nessa forma de existência dos genes, em alelos múltiplos, alguns tem dominância sobre outros. Como no exemplo dos coelhos, o gene C é dominante sobre todos os outros três, o C ch dominante em relação ao himalaia e ao albino, C h   o himalaia é dominante em relação ao albino, C a albino presente apenas quando houver dois genes, assim: C