DIVISÃO CELULAR
MITOSE:palavra proveniente da raiz grega mitos (filamento) -, devido à aparência do material genético nessa fase do ciclo celular.
o DNA enrola-se dando origem aos cromossomas. (Um cromossoma não é mais do que material genético condensado).
podemos ter certeza que quando acontece em seres eucariontes sempre será na renovação de células mortas lecionadas o crescimento e nos casos zigoto(célula ovo,junção do óvulo com o espermatozoide),células pluripotentes ou totipotentes ou até mesmo de célula troncos(célula capaz de sintetizar qualquer célula ou tecidos.
Para entender como isto acontece é dividido em partes assim:
G1= gap one,é o inicio de produção de proteínas neste período acontece uma sintetização normal só uma produção excessiva de proteínas,
S= INTERFASE,síntese, nesta etapa dá uma parada que logo começa a duplicar o seu DNA, que logo irá começar a segunda etapa(G2), é o estado normal da célula, ela não se encontra em divisão, ela mantém o equilíbrio de todas as suas funções através da absorção dos nutrientes necessários para se metabolismo, que ocorrerá a partir da duplicação dos ácidos nucléicos.
G2= gap two, nesta fase a uma maior produção de proteína o que vai diferenciar do G1 é que além de vim depois depois Síntese, o G2 acontece a duplicação de organelas que irão compor a célula filha.
Logo então PROMETir ANA TELefonar
PRÓFASE:
Vamos observar que houve a migração dos centríolos para pólos opostos, formando uma ásters (conjunto de fibras (fuso mitótico) vale lembrar que este modelo acontece em células animais ou células que contém o glicocálix (reforço em células animais) se for em células Vegetais quem irá aumentar a quantidade de golgiossomos( pedaços de Complexo de Golgi espalhado pelo citoplasma, vamos observar que também acontece desaparecimento da carioteca e do nucléolo. e a espiralização dos cromossomos.
A
Prometáfase esta etapa e a transição
entre a prófase e Metáfase segundo alguns autores, nesta fase está começando o
emparelhamento dos cromossomos, este período é um pouco confuso, devido parecer
demais com a Metáfase.
detalhe
METÁFASE: Os cromossomas atingem a máxima condensação, ficando bem curto e as cromátides ficam bem visíveis, formando um parede em meio a célula que é formada somente com cromossomos é o que chamamos de placa equatorial ,dado ênfase ao que foi visto no conteúdo de geografia linha do equador e nosso caso placa equatorial assim:
ANÁFASE:Nas células animais as fibras do fuso começam a encurtar e as cromátides irmãs são puxadas para os pólos opostos da célula. As áster puxam os cromossomos através cinetócoros anáfase realmente só é reconhecida pelo encurtamento dos fusos e o inicio da separação.
Em células
vegetais é evidente que não acontece desta forma, no entanto é menos comentada
no livros relacionados a divisão celular.
Telófase
esta etapa acontece a separação das células filhas a membrana celular começa a dividi em duas novas células, “ATENÇÃO” a separação total das células só acontece nos finais mentes quando termina a CITOCINESE formando, assim, duas novas células. Cada uma delas ficará com metade