Pular para o conteúdo principal

O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO


       É o método mais sofisticado e complexo para o surgimento de um novo ser humano e que merece um olhar diferenciado devido o aumento de casos de DSTs (Doença Sexualmente Transmissíveis) e o crescente aumento populacional, o planeta provavelmente não suportará a uma demanda de tanto recurso natural. Assim para conhecer a reprodução humana precisamos conhecer as genitálias que diferencia o homem da mulher como funcionamento destes para o surgimento de um novo ser humano.

SISTEMA GENITAL FEMININO

Este dividido em duas partes externa e interna:
Externa:
-Pudendo ou Vulva é o conjunto de órgãos compreendendo o Grande Lábios uma prega que recobre a uretra e a entrada da vagina, o Clitóris protuberância que dá prazer na mulher, Uretra que tem função de expelir a urina, entrada da Vagina uma abertura que servirá para a copulação e os pequenos Lábios que protege a entrada da vagina.
Interna 

- Vagina o órgão copulador feminino que faz a ligação com o útero. A vagina apresenta uma flora bacteriana que garanti a segurança imunológica, baixa o PH vaginal, deixando-a ácida, impedindo a contaminação com seres patógenos. A alimentação desta flora é de um polissacarídeo que ela produz o famoso glicogênio que alimentar as bactérias e produz ácido lático que baixa o PH.  

-Útero corpo do tamanho de uma pera que possuí uma musculatura muito resistente. é onde acontece  o desenvolvimento embrionário e a formação do feto até o nascimento.

-Tubas Uterinas: são túbulos que fazem a ligação entre o útero e o ovário é revestido internamente por células ciliadas que fazem o transporte do ovócito.

- Ovários: são glândulas anfícrinas, mista, que secretam hormônios assim como secreta o ovócito, célula conhecida como óvulo, então liberando hormônios, vias sanguíneas, óvulo folículos ovariano.
Obs: os folículos ovarianos exercem uma pressão que rompem a membrana e a liberação do óvulo, para dentro da tuba uterinas.



A MENSTRUAÇÃO

   Salve, salve... Mulheres de meu Brasil varonil!.
Zé Buniti diria isso, mas elas sentem uma mudança de níveis hormonais, podemos muitas vezes notar mudanças de humor, TPM, causada alteração nos níveis hormonais, o velho conhecido por ciclo Menstrual, ciclo mensal, é o período reprodutor feminino sofre a ação de hormônios ovarianos e hipofisários,vamos observar na imagem:
      O ciclo Menstrual é bifásico devido ser regulado por duas glândulas Hipófise que envia dois hormônios principais FSH e LH, no Ovário são liberado o Estradiol,"estrógeno" e a Progesterona, começa assim com todo os hormônios estabilizados 1º dia da menstruação apartir do 3º dia de menstruação começa aumentar a taxa de Estradiol que prepara o útero para uma possível gravidez agindo na reconstituição do endométrio no 14º dia acontece uma explosão ocasionada pelo aumento da taxa de LH hormônio que matura o  óvulo e expulsa o ovócito para as tubas uterinas, após 24 horas se óvulo não for fecundado acontece sua degeneração e a estabilização dos hormônios.

OVULOGÊNESE
e a criação de gametas femininos que acontece nos ovários em volta dos 3 meses de vida, no período embrionário que acontece a meiose e que estaciona na prófase II voltando agir na puberdade até a vida adulta.
*detalhe o resto da divisão só acontecerá se o óvulo for fecundado.

 começa pelas células germinativas que sofrem mitose passando para condição de Ovogonias que sofre mitose passando para Ovócito I  que sofre meiose passando para  Ovócito II maturando até um ovócito desta divisão se transformar em Óvulo e os demais degenerarão degenerarão.

FONTES:

ESMTC, Departamento de Ginecologia e Andrologia. Fisiologia do Ciclo Menstrual da Mulher. disponíveis em: http://ginecesmtc.blogspot.com.br/2012/11/fisiologia-do-ciclo-menstrual-da-mulher.html. 
https://www.todamateria.com.br/sistema-reprodutor-feminino/
resumo-gsoudebiologicas.blogspot.com.brametogenese.html

Postagens mais visitadas deste blog

ORGANELAS

  vamos imagina a célula, como o país chamado" Brasil" que é delimitado territorialmente   tem uma formação com gerenciamento próprio"governo" e organização de Órgãos que tem uma determinada função e toda estrutura governamental é gerenciada por um grupo de administradores.       A célula é formada por membrana plasmática, citoplasma e muitas com núcleo, como  vimos na página anterior como é formada a membrana plasmática. Agora iremos conhecer como é formado o citoplasma e sua contribuirão para o metabolismo celular.      O citoplasma é formado de proteínas e água, formado uma espécie de gel que pode ser mais espesso na parte mais interna da célula e menos denso nas periferias, dizemos que o citoplasma forma um material colóide ( proteína mais água). As organelas são órgãos pequenos que desempenha funções metabólicas na células, temos na imagens a cima os principais tipos de células Procarionte, Eucarionte Animal e Eucarionte vegetal, à presença destas organelas

POLIALELIA

     Polialelia  e  alelos múltiplos Conceito  - Quando existem um,dois,três ou mais tipos de alelos diversos para o mesmo locus cromossômico. Causa  - Um gene que sofre diversas mutações,produzindo vários genes alelos (série de alelos). Polialelia é quando há três ou mais tipos de alelos (ou seja, características) para um mesmo lócus cromossômico, (ou fenótipo que domina as outras características). Dessa forma, alguns genes terão dominância sobre outro. Esta representação indica que o alelo C é dominante sobre todos os demais. O alelo c ch  é dominante sobre c h  e sobre c. O alelo c h  é dominante apenas sobre o alelo c. Nessa forma de existência dos genes, em alelos múltiplos, alguns tem dominância sobre outros. Como no exemplo dos coelhos, o gene C é dominante sobre todos os outros três, o C ch dominante em relação ao himalaia e ao albino, C h   o himalaia é dominante em relação ao albino, C a albino presente apenas quando houver dois genes, assim: C