Pular para o conteúdo principal

RESPIRAÇÃO ANAERÓBICA(FERMENTAÇÃO)

RESPIRAÇÃO ANAERÓBICA(FERMENTAÇÃO)

Hoje muitas pessoas vivem ganhando dinheiro a custa de bactérias que fazem este tipo de respiração, que pode ser totalmente anaeróbica, no caso da bactéria que causa o Tétano, como podem ser anaeróbica facultativa que pode acelerar o processo na presença de oxigênio, No caso de bactérias que fazem a limpeza da água em lagoas de decantação.
A indústria de iogurte e derivados do leite e produção de bebidas alcoólicas,  vive cultivado colônias de bactérias para produzirem seus produtos, mais não se dão conta que eles fermentam a matéria prima e vendem excreção de procariotas.
O processo de fermentação é um processo que é responsável pelo equilíbrio da vida na Terra pois além de quebrar macromoléculas em moléculas que pode ser digeridos por outros indivíduos facilitando o processo  de nutrição, produção e gasto de energia. 
As fermentações na maioria das vezes acontecem com monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. O resultado é sempre algo que pode ser utilizado por outros seres vivos fazendo parte da nutrição deste seres.


A maioria dos seres que realizam respiração anaeróbica são Bactérias, Fungos e Protistas, que usa este mecanismo como produtor de energia.


BACTÉRIAS DESNITRIFICANTE


São Bactérias que vivem nos solos e que uma das sua propriedade e de retira o excesso de elétrons e nitrato, utilizado os elétrons e liberando água e nitrogênio para a atmosfera:
 o que é interessante é que o produto que esta bactéria usa não é um açúcar, mas um composto nitrogenado.

O PROCESSO DE FERMENTAÇÃO

O processo de  fermentação é bastante rudimentar, parece que acontece automaticamente; mas não, tudo começa com um açúcar que quebra e libera dióxido de carbono que vai para atmosfera em compensação ela irá produzir 2 ATPs “Adenosina Trifosfato” e o resultado final desta reação será de um álcool ou um vinagre, vai depender do está sendo fermentado, ex: suco de uva poderá produzir vinho, se for cana-de-açúcar irá produzir cachaça;
Outra forma de fermentação é quando acontece um rearranjo estrutural da molécula que produz o ácido lático, como acontece nos músculos quando você faz exercícios bruscos, acontece que a respiração não é suficiente para supri a demanda de energia gasta pelos músculos e automaticamente a glicose que está sendo queimada nas miofibrilas, começa a fermentar e produzir ácido lático. 
A molécula de glicose sofre uma hidrólise que  transforma e dois ácido Pirúvico ou simplesmente piruvato que libera dois elétrons que logo é captado pelo NAD, ficado NADH que libera 2ATPs por vez só que vale lembrar que está forma de obtenção de energia não é tão potente quanto a respiração pois o consumo e produção de energia é baixo, não servirá para seres pluricelulares de grande ponte apenas para bactéria fungos unicelulares e protozoário. 

ALGUNS TIPOS DE FERMENTAÇÃO


Postagens mais visitadas deste blog

O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO         É o método mais sofisticado e complexo para o surgimento de um novo ser humano e que merece um olhar diferenciado devido o aumento de casos de DSTs (Doença Sexualmente Transmissíveis) e o crescente aumento populacional, o planeta provavelmente não suportará a uma demanda de tanto recurso natural. Assim para conhecer a reprodução humana precisamos conhecer as genitálias que diferencia o homem da mulher como funcionamento destes para o surgimento de um novo ser humano. SISTEMA GENITAL FEMININO Este dividido em duas partes externa e interna: Externa: -Pudendo ou Vulva é o conjunto de órgãos compreendendo o Grande Lábios uma prega que recobre a uretra e a entrada da vagina, o Clitóris protuberância que dá prazer na mulher, Uretra que tem função de expelir a urina, entrada da Vagina uma abertura que servirá para a copulação e os pequenos Lábios que protege a entrada da vagina. Interna  - Vagina o órgão copulador feminino que f

ORGANELAS

  vamos imagina a célula, como o país chamado" Brasil" que é delimitado territorialmente   tem uma formação com gerenciamento próprio"governo" e organização de Órgãos que tem uma determinada função e toda estrutura governamental é gerenciada por um grupo de administradores.       A célula é formada por membrana plasmática, citoplasma e muitas com núcleo, como  vimos na página anterior como é formada a membrana plasmática. Agora iremos conhecer como é formado o citoplasma e sua contribuirão para o metabolismo celular.      O citoplasma é formado de proteínas e água, formado uma espécie de gel que pode ser mais espesso na parte mais interna da célula e menos denso nas periferias, dizemos que o citoplasma forma um material colóide ( proteína mais água). As organelas são órgãos pequenos que desempenha funções metabólicas na células, temos na imagens a cima os principais tipos de células Procarionte, Eucarionte Animal e Eucarionte vegetal, à presença destas organelas

POLIALELIA

     Polialelia  e  alelos múltiplos Conceito  - Quando existem um,dois,três ou mais tipos de alelos diversos para o mesmo locus cromossômico. Causa  - Um gene que sofre diversas mutações,produzindo vários genes alelos (série de alelos). Polialelia é quando há três ou mais tipos de alelos (ou seja, características) para um mesmo lócus cromossômico, (ou fenótipo que domina as outras características). Dessa forma, alguns genes terão dominância sobre outro. Esta representação indica que o alelo C é dominante sobre todos os demais. O alelo c ch  é dominante sobre c h  e sobre c. O alelo c h  é dominante apenas sobre o alelo c. Nessa forma de existência dos genes, em alelos múltiplos, alguns tem dominância sobre outros. Como no exemplo dos coelhos, o gene C é dominante sobre todos os outros três, o C ch dominante em relação ao himalaia e ao albino, C h   o himalaia é dominante em relação ao albino, C a albino presente apenas quando houver dois genes, assim: C