Previne é melhor que remediar, Dito popular bastante difundido entre os meios sociais, principalmente para se evitar DSTs e gravidez indesejada, vamos para os meios de evitar o inesperado.
Camisinha masculina: É uma capa fina feita de látex usada no pênis, protege contra DSTs e gravidez.
vantagens é um produto barato e acessível e não faz mau a saúde fácil transporte cabe na carteira.
restrições:
obs:
pessoas pode sentir alergias ao látex, lembrando que o uso inadequado pode rompe o látex, então não adianta nada.
pessoas pode sentir alergias ao látex, lembrando que o uso inadequado pode rompe o látex, então não adianta nada.
-Camisinha feminina:é uma fina capa e macia que é colocado na vagina e fabricado de polietileno.
vantagem é que dá autonomia a mulher o material é resistente oferece proteção contra DSTs e gravidez, desvantagem não é acessível e pode haver rejeição da mulher.
-Diafragma: um anel flexível, coberto de borracha que deve recobrir a entrada do útero impedindo a entrada de esperma.
-DIU(Dispositivo Intra-Uterino) é um dispositivo que emiti íons de cobre matando os espermatozoides ou seja é feito de cobre.
este dispositivo só deve ser colocado pelo médico especializado, e não protege contra DSTs.
-Espermicidas: Barreiras químicas como uma pasta que é inserida dentro da vagina eles matam os espermatozoides impedindo que eles cheguem no colo uterino.
- Anticoncepcional: são pílulas produzidas a partir de hormônios sintéticos, como a pílula do dia "D" que é tomada de emergência para evitar uma gravidez indesejada e tem também as de uso diário que não pode ser interrompida pelo risco de engravidar.
este método não previne contra DSTs.
- injetável: um líquido produzido por hormônios sintéticos capaz de passar meses sem precisar se preocupar com a gravidez.
não previne contra DSTs e a mulher pode sofre efeitos colaterais incômodos.
- Métodos naturais
Billing ou muco cervical
é a análise do muco que escorre da vagina se estiver fértil há um aparecimento de um muco espesso, grosso, opaco, pastoso em coloração amarela ou branca.
não 100% seguro pois pode não escorrer, como pode ser irregular e ocasiona uma gravidez.
-Tabelinha ou (Ogino - Knauss)
é uma forma de observar o ciclo menstrual e observa os períodos férteis e não férteis, a partir do 1º dia conta-se 8 dias para mantem relação sexual sem perigo de engravidar, após os próximos dez dias é o período fértil após estes dias volta o período infértil.
este método tem que ser com mulheres que tenha o ciclo regular e não protege contra DSTs.
-Temperatura Basal
é a medida contraceptiva que medi a temperatura da vagina pois no período fértil a temperatura oscila um pouco.
não previne contra DSTs.
-Coito interrompido
é um método não tão eficaz pois depende muito de disciplina e uma carga emocional muito grande podendo causar um bloqueio e possivelmente um problema de ereção.
este método não é tão garantido e não previne gravidez e nem DSTs.
Métodos Definitivos
É a interrupção das tubas uterinas através de cirurgia é um método definitivo que não tem condição nenhuma de engravidar, mas não previne contra DSTs.
Vasectomia: é o corte dos canais deferentes impedindo a passagem dos espermatozoides para fora do testículos este método não previne contra DSTs.
DSTs (DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS)
A maioria das doenças sexualmente transmissíveis pode ser causada por Vírus, Bactérias, Protozoários e Fungos e são capazes de serem passada de mãe para filho se não forem diagnosticadas e tratadas a tempo.
-Sífilis doença causada por uma bactéria sensível ao calor a famosa chamada de Treponema Pallidum e pode acontece em três períodos que causa um caso grave que pode levar a morte.
o nome popular: Lues, Cancro duro , sangue ruim.
Sífilis Primária:
ferida indolor na genitália acompanhado por ínguas na virilha, após o sumiço da ferida podendo mascara o problema.
Sífilis Secundária: mancha pelo corpo, principalmente nas palmas das mão e pés.
Sífilis Terciária: é o caso mais grave da doença, onde serão afetados a pele, coração, ossos e cérebro podendo levar a morte.
tratamento a partir de antibióticos e o exame através de sorologia VDRL.
-Gonorréia: conhecida como Blenorragia, Pingadeira, gota matinal, esquentamento, estrela da manhã, doença infecto contagiosa da mucosa, causada pela bactéria (Neisseria gonorrhoeae), caracterizado pelo escorrimento amarelado da genitália. A gonorréia pode afeta articulações, coração e o cérebro.
o tratamento é realizado com antibióticos, devendo ser orientado pelo médico a automedicação pode causar resistência bacteriana.
-Tricomoníase
corrimento, escorrimento causado pelo protozoário trichonomas vaginalis é caracterizado pelo um corrimento amarelo esverdiado, bolhoso , com odor desagradável. A maioria dos homens é assintomático, o tratamento é a base de antibiótico que deve ser tomado pelo parceiro e a parceira.
-Candidíase: causado por um fungo chamado Candida abicans que causa um corrimento leitoso é muito comum em mulheres o tratamento é a partir de comprimidos e pomadas.
-Donovanose: Úlcera venérea doença progressiva causada por uma bactéria Calymmatobactéria ela ataca a mucosa genital que é o aparecimento de ulceras com fundo ásperos de aspecto vermelho de fácil sangramento.
-HPV-(Vírus do Papiloma Humano)
aparecimento de verrugas na parte genital as lesões podem ser única ou múltiplas podendo parecer um couve flor podendo causa câncer.
- Herpes genital é o aparecimento de um vermelhidão e coceira podendo causar dor de cabeça, febre, mal estar e ínguas.
-Clamídia causado por uma bactéria a clamydia trachomatis apresenta um uretrite com secreção clara e raramente purulenta podendo causar esterilidade ou inflamações no epidídimo, prostatites e artrite.
-Cancro mole: ferida dolorosa causado por um cocobacilos Haemophilus ducreyi aparece nas genitálias e o aparecimento de caroços na virilha que rompe e solta pus.
-Vaginose Bacteriana: corrimento de cheiro ruim, peixe podre causada pela Gardnerela vaginalis, corrimento acinzentado este tipos de corrimento causa parto prematuros o tratamento é a partir de antibiótico.
- AIDS a doença que causa o enfraquecimento de células do sistema imunológico os linfócitos T e ainda não tem cura é uma doença crônica que deve ser cuidada com a ingestão de remédios paliativos para melhorar os sintomas.