Pular para o conteúdo principal

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS

       Previne é melhor que remediar, Dito popular bastante difundido entre os meios sociais, principalmente para se evitar DSTs e gravidez indesejada, vamos para os meios de evitar o inesperado.    

Camisinha masculina: É uma capa fina feita de látex usada no pênis, protege contra DSTs e gravidez. 

vantagens é um produto barato e acessível e não faz mau a saúde fácil transporte cabe na carteira.
restrições:
obs:
pessoas pode sentir alergias ao látex, lembrando que o uso inadequado pode rompe o látex, então não adianta nada.

-Camisinha feminina:é uma fina capa e macia que é colocado na vagina e fabricado de polietileno.
  
vantagem é que dá autonomia a mulher o material é resistente oferece proteção contra DSTs e gravidez, desvantagem não é acessível e pode haver rejeição da mulher.

-Diafragma: um anel flexível, coberto de borracha que deve recobrir a entrada do útero impedindo a entrada de esperma.
este dispositivo pode causar irritação e não impedi a infeção por DSTs.

-DIU(Dispositivo Intra-Uterino) é um dispositivo que emiti íons de cobre matando os espermatozoides ou seja é feito de cobre.


   este dispositivo só deve ser colocado pelo médico especializado, e não protege contra DSTs.

-Espermicidas: Barreiras químicas como uma pasta que é inserida dentro da vagina eles matam os espermatozoides impedindo que eles cheguem no colo uterino.
- Anticoncepcional: são pílulas produzidas a partir de hormônios sintéticos, como a pílula do dia "D" que é tomada de emergência para evitar uma gravidez indesejada e tem também as de uso diário que não pode ser interrompida pelo risco de engravidar.
 
este método não previne contra DSTs.

- injetável: um líquido produzido por hormônios sintéticos capaz  de passar meses sem precisar se preocupar com a gravidez.
não previne contra DSTs e a mulher pode sofre  efeitos colaterais incômodos.

- Métodos naturais
Billing ou muco cervical
é a análise do muco que escorre da vagina se estiver fértil há um aparecimento de um muco espesso, grosso, opaco, pastoso em coloração amarela ou branca.
  
não 100% seguro pois pode não escorrer, como pode ser irregular e ocasiona uma gravidez. 

-Tabelinha ou (Ogino - Knauss)
é uma forma de observar o ciclo menstrual e observa os períodos férteis e não férteis, a partir do 1º dia conta-se 8 dias para mantem relação sexual sem perigo de engravidar, após os próximos dez dias é o período fértil após estes dias volta o período infértil.
   
este método tem que ser com mulheres que tenha o ciclo regular e não protege contra DSTs.

-Temperatura Basal
é a medida  contraceptiva que medi a temperatura da vagina pois no período fértil a temperatura oscila um pouco.
não previne contra DSTs.

-Coito interrompido 
é um método não tão eficaz pois depende muito de disciplina e uma carga emocional muito grande podendo causar um bloqueio e possivelmente um problema de ereção.
  
este método não é tão garantido e não previne gravidez e nem DSTs.

Métodos Definitivos
É a interrupção das tubas uterinas através de cirurgia é um método definitivo que não tem condição nenhuma de engravidar, mas não previne contra DSTs.
Vasectomia: é o corte dos canais deferentes impedindo a passagem dos espermatozoides para fora do testículos este método não previne contra DSTs.

DSTs (DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS) 

A maioria das doenças sexualmente transmissíveis pode ser causada por Vírus, Bactérias, Protozoários e Fungos e são capazes de serem passada de mãe para filho se não forem diagnosticadas e tratadas a tempo.

-Sífilis doença causada por uma bactéria sensível ao calor a famosa chamada de Treponema Pallidum e pode acontece em três períodos que causa um caso grave que pode levar a morte.
o nome popular: Lues, Cancro duro , sangue ruim.
Sífilis Primária:
ferida indolor na genitália acompanhado por ínguas na virilha, após o sumiço da ferida podendo mascara o problema.
  
Sífilis Secundária: mancha pelo corpo, principalmente nas palmas das mão e pés.

Sífilis Terciária: é o caso mais grave da doença, onde serão afetados a pele, coração, ossos e cérebro  podendo levar a morte.
tratamento a partir de antibióticos e o exame através de sorologia VDRL.

-Gonorréia: conhecida como Blenorragia, Pingadeira, gota matinal, esquentamento, estrela da manhã, doença infecto contagiosa da mucosa, causada pela bactéria (Neisseria gonorrhoeae), caracterizado pelo escorrimento amarelado da genitália. A gonorréia pode afeta articulações, coração e o cérebro.
 
o tratamento é realizado com antibióticos, devendo ser orientado pelo médico a automedicação pode causar resistência bacteriana.

-Tricomoníase
corrimento, escorrimento causado pelo protozoário trichonomas vaginalis é caracterizado pelo um corrimento amarelo esverdiado, bolhoso , com odor desagradável. A maioria dos homens é assintomático, o tratamento é a base de antibiótico que deve ser tomado pelo parceiro e a parceira.
     
-Candidíase: causado por um fungo chamado Candida abicans que causa um corrimento leitoso é muito comum em mulheres o tratamento é a partir de comprimidos e pomadas.
 
 -Donovanose: Úlcera venérea doença progressiva causada por uma bactéria Calymmatobactéria ela ataca a mucosa genital que é o aparecimento de ulceras com fundo ásperos de aspecto vermelho de fácil sangramento.
-HPV-(Vírus do Papiloma Humano)
aparecimento de verrugas na parte genital as lesões podem ser única ou múltiplas podendo parecer um couve flor podendo causa câncer.

- Herpes genital é o aparecimento de um vermelhidão e coceira podendo causar dor de cabeça, febre, mal estar e ínguas.
 -Clamídia causado por uma bactéria a clamydia trachomatis apresenta um uretrite com secreção clara e raramente purulenta podendo causar esterilidade ou inflamações no epidídimo, prostatites e artrite.
-Cancro mole: ferida dolorosa causado por  um cocobacilos Haemophilus ducreyi aparece nas genitálias e o aparecimento de caroços na virilha  que rompe e solta pus.
-Vaginose Bacteriana: corrimento de cheiro ruim, peixe podre causada pela Gardnerela vaginalis, corrimento acinzentado este tipos de corrimento causa parto prematuros o tratamento é a partir de antibiótico.
- AIDS a doença que causa o enfraquecimento de células do sistema imunológico os linfócitos T e ainda não tem cura é uma doença crônica que deve ser cuidada com a ingestão de remédios paliativos para melhorar os sintomas.

Postagens mais visitadas deste blog

O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO         É o método mais sofisticado e complexo para o surgimento de um novo ser humano e que merece um olhar diferenciado devido o aumento de casos de DSTs (Doença Sexualmente Transmissíveis) e o crescente aumento populacional, o planeta provavelmente não suportará a uma demanda de tanto recurso natural. Assim para conhecer a reprodução humana precisamos conhecer as genitálias que diferencia o homem da mulher como funcionamento destes para o surgimento de um novo ser humano. SISTEMA GENITAL FEMININO Este dividido em duas partes externa e interna: Externa: -Pudendo ou Vulva é o conjunto de órgãos compreendendo o Grande Lábios uma prega que recobre a uretra e a entrada da vagina, o Clitóris protuberância que dá prazer na mulher, Uretra que tem função de expelir a urina, entrada da Vagina uma abertura que servirá para a copulação e os pequenos Lábios que protege a entrada da vagina. Interna  - Vagina o órgão copulador feminino que f

ORGANELAS

  vamos imagina a célula, como o país chamado" Brasil" que é delimitado territorialmente   tem uma formação com gerenciamento próprio"governo" e organização de Órgãos que tem uma determinada função e toda estrutura governamental é gerenciada por um grupo de administradores.       A célula é formada por membrana plasmática, citoplasma e muitas com núcleo, como  vimos na página anterior como é formada a membrana plasmática. Agora iremos conhecer como é formado o citoplasma e sua contribuirão para o metabolismo celular.      O citoplasma é formado de proteínas e água, formado uma espécie de gel que pode ser mais espesso na parte mais interna da célula e menos denso nas periferias, dizemos que o citoplasma forma um material colóide ( proteína mais água). As organelas são órgãos pequenos que desempenha funções metabólicas na células, temos na imagens a cima os principais tipos de células Procarionte, Eucarionte Animal e Eucarionte vegetal, à presença destas organelas

POLIALELIA

     Polialelia  e  alelos múltiplos Conceito  - Quando existem um,dois,três ou mais tipos de alelos diversos para o mesmo locus cromossômico. Causa  - Um gene que sofre diversas mutações,produzindo vários genes alelos (série de alelos). Polialelia é quando há três ou mais tipos de alelos (ou seja, características) para um mesmo lócus cromossômico, (ou fenótipo que domina as outras características). Dessa forma, alguns genes terão dominância sobre outro. Esta representação indica que o alelo C é dominante sobre todos os demais. O alelo c ch  é dominante sobre c h  e sobre c. O alelo c h  é dominante apenas sobre o alelo c. Nessa forma de existência dos genes, em alelos múltiplos, alguns tem dominância sobre outros. Como no exemplo dos coelhos, o gene C é dominante sobre todos os outros três, o C ch dominante em relação ao himalaia e ao albino, C h   o himalaia é dominante em relação ao albino, C a albino presente apenas quando houver dois genes, assim: C