Pular para o conteúdo principal

A BOCA

O processo de nutrição inicia na boca, esta com dispositivos mastigatórios, que para os seres humanos é simbolo estético, devendo haver um cuidado especial, pois esta pode ocasionar problemas de saúde diversos desde, de gengivite até canceres de boca.
          A boca apresenta uma flora bacteriana que as vezes pode causar desconfortos nos dentes, pois é os dentes são estruturas que trituram os alimentos e diminui o tamanho dos alimentos, então na boca forma-se o bolo alimentar, uma mistura de alimento com saliva, onde ocorre a primeira quebra do alimento pois a saliva é composta de enzimas, aminoácidos, sais minerais e água, principalmente enzimas como: amilase e ptialina que quebram os carboidratos chegando ao estômago praticamente pronto para absorção.

ESTRUTURA
  A boca é formado pelo palato duro, palato mole, úvula, parte superior, inferior temos a mandíbula e língua, no caso fisicamente falando forma-se um sistema de alavanca, que ajuda a articula-se para falar ou triturar o alimento e a língua para misturar o alimento triturado a saliva, além de sentir os sabores, ou seja, sinais químicos provocados pelo alimento, além do mais a boca tem uma rede de glândulas salivares as maiores são:
Parótida 
que secreta 25% de toda saliva.     
Sub mandibular
localiza-se no assoalho lateral secretando cerca de 70% de toda saliva.

Sub lingual 
esta secreta cerca de 5% de saliva total produzida. 

Essa tem o papel de lubrificar a boca e ajuda no catabolismo dos carboidratos e na formação do bolo alimentar.

DENTES

Os humanos apresenta características peculiares em relação aos dentes, pois apresenta duas mudas apenas, variado a quantidade no decorrer dos anos, começando em seu nascimento que nasce praticamente se nenhum dente chegando aos dez anos com aproximadamente 20 dentes e a fase adulta com 32, mas na maioria retira 4 dentes os famosos sisos que causa um desconforto e a retirada destes.
O dente
O dente é encaixado na mandíbula e maxilar por uma espécie de tecido conjuntivo que fixa o dente de maneira a permitir a trituração perfeita dos alimentos, além disso os dentes possui pequenos vasos e nervos que vascularizam a poupa e a dentina, portanto o seu desgaste causa intensa dor, a coroa é formada por esmalte externamente, dentina internamente e polpa.


ARCADA DENTÁRIA

A arcada pode falar muito sobre nós e nossos ascendentes o formato do rosto em parte é construída pela arcada dentaria, mostrando a diagramação do rosto. 
      
Temos em média:

Os dentes incisivos cortam o alimento, enquanto o caninos rasgam, os pré-molares trituram o alimento os molares amassam, deixando os alimentos como uma pasta e posteriormente a formação do bolo alimentar a organização fica:
























FONTES:
http://anatomiaonline.com/dentes/
http://www.msdmanuals.com
https://www.youtube.com/user/medicinaresumida
http://www.anatomiafacil.com.br


Postagens mais visitadas deste blog

O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO         É o método mais sofisticado e complexo para o surgimento de um novo ser humano e que merece um olhar diferenciado devido o aumento de casos de DSTs (Doença Sexualmente Transmissíveis) e o crescente aumento populacional, o planeta provavelmente não suportará a uma demanda de tanto recurso natural. Assim para conhecer a reprodução humana precisamos conhecer as genitálias que diferencia o homem da mulher como funcionamento destes para o surgimento de um novo ser humano. SISTEMA GENITAL FEMININO Este dividido em duas partes externa e interna: Externa: -Pudendo ou Vulva é o conjunto de órgãos compreendendo o Grande Lábios uma prega que recobre a uretra e a entrada da vagina, o Clitóris protuberância que dá prazer na mulher, Uretra que tem função de expelir a urina, entrada da Vagina uma abertura que servirá para a copulação e os pequenos Lábios que protege a entrada da vagina. Interna  - Vagina o órgão copulador feminino que f

ORGANELAS

  vamos imagina a célula, como o país chamado" Brasil" que é delimitado territorialmente   tem uma formação com gerenciamento próprio"governo" e organização de Órgãos que tem uma determinada função e toda estrutura governamental é gerenciada por um grupo de administradores.       A célula é formada por membrana plasmática, citoplasma e muitas com núcleo, como  vimos na página anterior como é formada a membrana plasmática. Agora iremos conhecer como é formado o citoplasma e sua contribuirão para o metabolismo celular.      O citoplasma é formado de proteínas e água, formado uma espécie de gel que pode ser mais espesso na parte mais interna da célula e menos denso nas periferias, dizemos que o citoplasma forma um material colóide ( proteína mais água). As organelas são órgãos pequenos que desempenha funções metabólicas na células, temos na imagens a cima os principais tipos de células Procarionte, Eucarionte Animal e Eucarionte vegetal, à presença destas organelas

POLIALELIA

     Polialelia  e  alelos múltiplos Conceito  - Quando existem um,dois,três ou mais tipos de alelos diversos para o mesmo locus cromossômico. Causa  - Um gene que sofre diversas mutações,produzindo vários genes alelos (série de alelos). Polialelia é quando há três ou mais tipos de alelos (ou seja, características) para um mesmo lócus cromossômico, (ou fenótipo que domina as outras características). Dessa forma, alguns genes terão dominância sobre outro. Esta representação indica que o alelo C é dominante sobre todos os demais. O alelo c ch  é dominante sobre c h  e sobre c. O alelo c h  é dominante apenas sobre o alelo c. Nessa forma de existência dos genes, em alelos múltiplos, alguns tem dominância sobre outros. Como no exemplo dos coelhos, o gene C é dominante sobre todos os outros três, o C ch dominante em relação ao himalaia e ao albino, C h   o himalaia é dominante em relação ao albino, C a albino presente apenas quando houver dois genes, assim: C