Pular para o conteúdo principal

MONERAS

AS BACTÉRIAS


São seres Procariontes seres desprovidos de organelas, possuindo apenas ribossomos. Elas tem o material genético, membrana plasmática lipoproteica com uma estrutura chamada de Mesossomos ligadas a enzimas respiratórias, a molécula de DNA tem forma  de fios enovelados e está localizado em uma região chamada de nucleoide "cromossomo em forma de anel" que  é formado por muitos plasmídeos pequenos anéis de DNA e parede celular de Quitina, podem viver de forma Simbióticas ou parasitas e apresentarem uma terceira camada recobrindo, Gram positiva ou Gram negativa vai diferenciar na pigmentação que apresenta sendo as Gram positivas ter afinidade com corantes como safranina e fucsina básica, formado por estrutura simples é menos resistência que as gram negativas que apresentaram uma estrutura complexa, as gram positiva apresentarão pigmentação azul ou roxo e gram negativas coloração vermelha, as gram negativas apresentarão mais resistência.
* Detalhe as bactérias são seres procariontes unicelulares não se conhece neste planeta nenhum procarionte multicelular, para você entender estamos estudado de acordo com a evolução partindo do mais simples para o mais complexo
ex:
Gram Positivas

Clostridium tetani – causa tétano;
Staphylococcus aureus - provoca infecções nas vias respiratórias;
Streptococcus pneumoniae – causa pneumonia, desencadeando uma infecção pulmonar.

Gram negativas
Pseudomonas aeruginosas – provoca infecções urinárias e respiratórias;
Escherichia coli – causa infecções urinárias e gastroenterites, agindo sobre o sistema digestório;
Vibrio colerae – bactéria que provoca a cólera.

OS TIPOS

A principal classificação pode começar pelo metabolismo que apresenta e outra pelos formatos aparentes:
-Bactérias Autotrófica (fotossíntese oxigênica): elas usam a luz do sol mais o dióxido de carbono e seu produto final é O2  .
-Bactérias Autotrófica (fotossíntese anaeróbica): elas usam a luz do sol mais dióxido de carbono e seu produto final é H2.
- Bactérias Quimiotróficas: usam compostos orgânicos e através de reações químicas produz compostos de nitrogênio, enxofre, ferro e outros...
- Bactéria Heterótrofas: são dos tipos que alimenta-se de secreções ou tecidos mortos ou vivos.

Forma:
    

Cocos: estruturas esféricas gram positivas causadoras de doenças.
Diplococos: estruturas formadas por dois cocos.
Tetragénos: são formados por quatro cocos.
Sarcinas: estruturas cúbicas formada por cocos 
Estafilococos: é um cachinho de uva é um arranjo  irregular de cocos
Estreptococos: é um arranjo de cocos paralelos uns com outros formando uma fita de cocos.
Bacilos: pequenos bastões causadores de algumas patologias.
Espirilos: as bactérias forma de bastões maiores com fibrilas.
Vibriões: são estruturas em forma de virgulas.

AS RIQUÉTSIAS

temos uma versão engraçada de expressar a relação destas bactérias, dizemos que as riquétsias são pobres e os vírus miseráveis pois os vírus dependem exclusivamente de outro ser e as riquétsias são parasitas que necessita das migalhas dos outros.  

 - Clamídeas: são parasitas obrigatórios que causa doenças humanas o linfogranuloma venéreo, uretrite, tracomas e infeções pulmonares.
- Micoplasma: riquétsias de formas esféricas , não possuem paredes celulares e causam pneumonias em humanos.

A REPRODUÇÃO

As bactérias se reproduzem de três formas:
-Divisão Binária (Cissiparidade) divisão bacteriana que dividi uma célula em duas iguais.
-Esporulação: uma forma de reprodução em que a célula perde parte do citoplasma guardando simplesmente o necessário para começar de novo em um ambiente favorável.
  
- Conjugação: é uma forma de reprodução parecida com uma reprodução dioica onde uma célula recebe  o material genético de outra bactéria, sendo macho o que doa e fêmea o que recebe.

A IMPORTÂNCIA DAS BACTÉRIAS

As bactérias tem um papel fundamental na regulação da vida no planeta participando diretamente em ciclo como do fósforo, nitrogênio, cálcio, oxigênio algumas convivem de forma harmoniosa com raízes de leguminosas.

Postagens mais visitadas deste blog

O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO         É o método mais sofisticado e complexo para o surgimento de um novo ser humano e que merece um olhar diferenciado devido o aumento de casos de DSTs (Doença Sexualmente Transmissíveis) e o crescente aumento populacional, o planeta provavelmente não suportará a uma demanda de tanto recurso natural. Assim para conhecer a reprodução humana precisamos conhecer as genitálias que diferencia o homem da mulher como funcionamento destes para o surgimento de um novo ser humano. SISTEMA GENITAL FEMININO Este dividido em duas partes externa e interna: Externa: -Pudendo ou Vulva é o conjunto de órgãos compreendendo o Grande Lábios uma prega que recobre a uretra e a entrada da vagina, o Clitóris protuberância que dá prazer na mulher, Uretra que tem função de expelir a urina, entrada da Vagina uma abertura que servirá para a copulação e os pequenos Lábios que protege a entrada da vagina. Interna  - Vagina o órgão copulador feminino que f

ORGANELAS

  vamos imagina a célula, como o país chamado" Brasil" que é delimitado territorialmente   tem uma formação com gerenciamento próprio"governo" e organização de Órgãos que tem uma determinada função e toda estrutura governamental é gerenciada por um grupo de administradores.       A célula é formada por membrana plasmática, citoplasma e muitas com núcleo, como  vimos na página anterior como é formada a membrana plasmática. Agora iremos conhecer como é formado o citoplasma e sua contribuirão para o metabolismo celular.      O citoplasma é formado de proteínas e água, formado uma espécie de gel que pode ser mais espesso na parte mais interna da célula e menos denso nas periferias, dizemos que o citoplasma forma um material colóide ( proteína mais água). As organelas são órgãos pequenos que desempenha funções metabólicas na células, temos na imagens a cima os principais tipos de células Procarionte, Eucarionte Animal e Eucarionte vegetal, à presença destas organelas

POLIALELIA

     Polialelia  e  alelos múltiplos Conceito  - Quando existem um,dois,três ou mais tipos de alelos diversos para o mesmo locus cromossômico. Causa  - Um gene que sofre diversas mutações,produzindo vários genes alelos (série de alelos). Polialelia é quando há três ou mais tipos de alelos (ou seja, características) para um mesmo lócus cromossômico, (ou fenótipo que domina as outras características). Dessa forma, alguns genes terão dominância sobre outro. Esta representação indica que o alelo C é dominante sobre todos os demais. O alelo c ch  é dominante sobre c h  e sobre c. O alelo c h  é dominante apenas sobre o alelo c. Nessa forma de existência dos genes, em alelos múltiplos, alguns tem dominância sobre outros. Como no exemplo dos coelhos, o gene C é dominante sobre todos os outros três, o C ch dominante em relação ao himalaia e ao albino, C h   o himalaia é dominante em relação ao albino, C a albino presente apenas quando houver dois genes, assim: C