Pular para o conteúdo principal

TAXONOMIA



TAXONOMIA



Desde antiguidade sentia- se a necessidade de acha um nome para serie de animais presentes no meio ambiente, Aristóteles foi um dos primeiros naturalistas que criou um sistema de classificação uma forma que fosse conhecida por todos naquela época. Com o passar do tempo foi perdendo esta classificação depois veio Santo Agostinho, que criou um sistema de diferente de classificação que era classificado em vegetal e em animal, com o aparecimento de características distintas entre os seres vivos se tinha uma necessidade de classificar estes seres, e numa linguagem que fosse entendida por todos.

SANTO AGOSTINHO
ARISTÓTELES





DARWIN
HEACKEL

Vários estudos foram feitos em observações dos seres vivos, nos estudos feito por Haeckel  que mapeou a árvore filogenética, modelos usados por Darwin para descrever a evolução das espécies, Cladogênese o estudo das evoluções os passos das mutações genéticas. Mas um sistema de classificação que revolucionou a forma de nomear os seres foi criado por Carl Von Linné ou simplesmente Lineu, que teve a ideia de classificar em uma língua que foi criadora de todas as demais, menos as línguas Orientais, o Latim é língua oficial para classificação dos seres vivos elementos químicos.

No livro sistema de classificação de Lineu ele classificou pelo sistema binário, ou seja, as características dos seres é que qualifica sua classificação, ficando assim REINO, FILO, CLASSE, ORDEM, FAMILIA, GENÊRO e ESPÉCIE, o famoso ReFiCOFaGE. A nomenclatura binomial é definido como os seres serão classificado quanto ao nome vindo Gênero em primeiro e espécie após se no caso tiverem seres com características distintas em uma mesma espécie é dando um terceiro nome uma sub espécie.
*Detalhe na escrita desta nomenclatura, coisas básicas que precisamos entender se a terminação for idae ou inae será a família da espécie. A escrita deve ser em latim “nome científico”, e deve ser escrito em itálico se for escrita digital e manuscrita deve ser sublinhado, a importância desta nomenclatura é uma linguagem universal, a escrita deve ser Gênero começa com letra maiúscula e Espécie em minusculo, se tiver sub-espécie também vai ser minuscula.

Estamos divididos em 5 reinos principais:
Animalia, Plantae, Protista, Monera e Fungi
no caso dos vírus eles terão outro tipo de classificação como também outros seres.



CLASSIFICAÇÃO HUMANA


• Reino: Animalia (o homem é um animal, e nesse grupo estão todos os animais).
• Filo: Chordata (possui notocorda - formação da coluna vertebral - no seu desenvolvimento embrionário, e aqui estão todos os vertebrados).
• Classe: Mammalia (seu filhos mamam, e nessa classe estão todos os mamíferos)
• Ordem: Primata
• Família: Hominidae 
• Gênero: Homo.
• Espécie: Homo sapiens
*Sub Espécie: Homo sapiens sapiens.

Postagens mais visitadas deste blog

O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO         É o método mais sofisticado e complexo para o surgimento de um novo ser humano e que merece um olhar diferenciado devido o aumento de casos de DSTs (Doença Sexualmente Transmissíveis) e o crescente aumento populacional, o planeta provavelmente não suportará a uma demanda de tanto recurso natural. Assim para conhecer a reprodução humana precisamos conhecer as genitálias que diferencia o homem da mulher como funcionamento destes para o surgimento de um novo ser humano. SISTEMA GENITAL FEMININO Este dividido em duas partes externa e interna: Externa: -Pudendo ou Vulva é o conjunto de órgãos compreendendo o Grande Lábios uma prega que recobre a uretra e a entrada da vagina, o Clitóris protuberância que dá prazer na mulher, Uretra que tem função de expelir a urina, entrada da Vagina uma abertura que servirá para a copulação e os pequenos Lábios que protege a entrada da vagina. Interna  - Vagina o órgão copulador feminino que f

ORGANELAS

  vamos imagina a célula, como o país chamado" Brasil" que é delimitado territorialmente   tem uma formação com gerenciamento próprio"governo" e organização de Órgãos que tem uma determinada função e toda estrutura governamental é gerenciada por um grupo de administradores.       A célula é formada por membrana plasmática, citoplasma e muitas com núcleo, como  vimos na página anterior como é formada a membrana plasmática. Agora iremos conhecer como é formado o citoplasma e sua contribuirão para o metabolismo celular.      O citoplasma é formado de proteínas e água, formado uma espécie de gel que pode ser mais espesso na parte mais interna da célula e menos denso nas periferias, dizemos que o citoplasma forma um material colóide ( proteína mais água). As organelas são órgãos pequenos que desempenha funções metabólicas na células, temos na imagens a cima os principais tipos de células Procarionte, Eucarionte Animal e Eucarionte vegetal, à presença destas organelas

POLIALELIA

     Polialelia  e  alelos múltiplos Conceito  - Quando existem um,dois,três ou mais tipos de alelos diversos para o mesmo locus cromossômico. Causa  - Um gene que sofre diversas mutações,produzindo vários genes alelos (série de alelos). Polialelia é quando há três ou mais tipos de alelos (ou seja, características) para um mesmo lócus cromossômico, (ou fenótipo que domina as outras características). Dessa forma, alguns genes terão dominância sobre outro. Esta representação indica que o alelo C é dominante sobre todos os demais. O alelo c ch  é dominante sobre c h  e sobre c. O alelo c h  é dominante apenas sobre o alelo c. Nessa forma de existência dos genes, em alelos múltiplos, alguns tem dominância sobre outros. Como no exemplo dos coelhos, o gene C é dominante sobre todos os outros três, o C ch dominante em relação ao himalaia e ao albino, C h   o himalaia é dominante em relação ao albino, C a albino presente apenas quando houver dois genes, assim: C