FILOGENIA
Estes ramos da biologia que estuda as formas de evolução que ocorreram no decorrer dos tempos, portanto são criadas árvores filogenéticas que mostram a evolução dos seres vivos até o aparecimento de organismos mais complexo como os humanos. Tem um preocupação em atribuir um nome científico para cada ser vivo"taxonomia". A sistemática é importante para estudos ecológicos e entender os reais motivos que levaram a mutação ou a extinção de um ser vivo os estudos que teve sua criação com o sueco Carl Von Linné, que começou estudando a forma de classificar os seres em uma forma hierárquica de um ser mais simples para o mais complexo, visto que no decorrer de anos seres vivos simples sofreram um tipo de mutação que impulsionou no estilo de vida destes seres e no controle biológico da Terra.
Cladogênese
são estudos realizados para verificar as mutações no decorrer do tempo, que representa a evolução de um ser vivo a partir de uma ancestral comum:
Clado = separação que pode ser exemplificada em duas formas
Cladogênese a divisão que pode ter sido causada por isolamento territorial o afastamento dos continentes ou o distanciamento entre as espécies ou Anagênese que procura entender qual a modificação sofrida no decorrer dos anos.
Critério de Whittaker
Quando Lineu propôs a classificação dos seres vivos era classificado assim: Reino Animal, Vegetal e Mineral, se movimenta-se era animal e fosse parado mais sofresse o processo de putrefação era vegetal e o que não estragava era mineral, no decorrer dos anos com muitos estudos e a descoberta de novas funções celulares que estabeleceram novos critérios.
Whittaker estabeleceu um novo critério ele propôs um resgate a nomes antigos como Monera, Protista, Fungi, Animalia e Plantae e a ligação entre os reinos a evolução estabelecida para o surgimento de seres complexos e as funções que fizeram a diferenciação entre eles.