Pular para o conteúdo principal

TECIDO NERVOSO


TECIDO NERVOSO

É um tecido que produz energia ou impulso nervoso este tecido compõe o sistema nervoso, suas principais células são os neurônios que fazem a interligação entre o sistema nervoso e os demais órgãos e tecidos fazendo assim o contato entre o corpo e mundo.

TIPOS DE CÉLULAS

A linha principal de célula é o neurônio, mas tem outros tipos de células que são muito importante para o bom funcionamento do sistema nervoso as Neuróglias ou simplesmente Glia ou até mesmo Gliócitos que tem como função envolver, proteger, nutrir e sustentar o neurônios, sustentação física do sistema nervoso.
Tipos:
- Astrócitos: são células grande em relação as demais ela tem um grande número de prolongamento citoplasmático, ela faz a ligação entre o neurônio e os capilares sanguíneos sua função principal é de nutrir os neurônios, além de fazer a sustentação destes neurônios ele regenera lesões que venha afetar ou matar o neurônio e mantem o espaço adequado mantendo o equilíbrio das informações entre os neurônios. 
- Oligordendrócito: são células menores que os astrócitos e tem como função oferecer proteção ao neurônio fazendo a ramificação entre uma célula de Schwann a outra célula, formando Estrato mielínico ou bainha de mielina.

  -Micróglia: São macrófagos especializados em fagocitar dendritos e restos celulares, elas possuem poucos prolongamentos  e muitas ramificações.
- Células Schwann: São gliócitos que se enrola no axônio como se fosse um rocambole, formando um conjunto de células que são separadas pelos Nódulos de Ranvier, este conjunto denominamos de bainha de mielína.
- Neurônios: são células que fazem o impulso nervoso são eles que fazem as informação e o reconhecimento externos no corpo através de nervos aferentes que recebem o estímulo externo e os eferentes que manda o estimulo do Sistema Nervoso Central (SNC), para o local onde recebeu o estimulo. Os neurônios são formados por um corpo celular, axônio e os dendritos. 
*O corpo celular estrutura citoplasmática e nucleada. 
*Axônio forma um eixo de transmissão do impulso nervoso. 
*Dendritos ramificações do corpo celular ou do terminal axônico. 
*Sinapse o espaço existente entre um dendrito e o corpo do neurônio, onde acontece o impulso químico que vem de um neurônio para o outro.

TIPOS DE NEURÔNIOS

- Multipolar – tem várias ramificações.
- Bipolar – tem um dendrito e um axônio.
- Pseudo-unipolar – tem um aspecto de apenas um polo, mas na verdade não existe nenhum neurônio que acumule impulso ele tem que ter uma entrada e uma saída.  

CLASSIFICAÇÃO DOS NEURÔNIOS

- Mielínico reveste o axônio e auxilia na velocidade do impulso nervoso, ou seja é responsável pelo impulso nervoso mais rápido e ágil.

O impulso nervoso é saltatório, podemos ver que a passagem de íons de sódio, passa de um nódulo de Ranvier a outro; a bainha de mielina ela impedi a passagem de íons de sódio, fazendo o impulso salta e com isto a rapidez nos movimentos e impulsos.   
-Amielínico quando não apresenta a bainha de

 mielina diminui a velocidade do impulso nervoso. 

O estimulo é mais lento mas ao observar a imagem acima você verá que ou íons positivos passa pela membrana, que sofre o processo que chamamos de bomba de sódio e potássio, este processo vai fazendo o movimento dos íons do corpo do neurônio pelo axônio, até as terminações dendríticas. 

*detalhe o impulso nervoso é unidirecional e nunca o contrário.


OS NEUROHORMÔNIOS

São reguladores sinápticos que regulam as emoções os movimentos peristálticos e motores.
temos:
Endofina: produz uma sensação de saciedade.
Adrenalina: regula os batimentos cardíacos.
Acetil-colina:regula os movimentos peristálticos do intestino.

OS TIPOS SINAPSES

- Neuroneurônica: estimulo entre um neurônio e outro.
- Neuromuscular ou placa motora: estimulo entre o neurônio e o músculo.
- Neuroglandular: estimulo entre o neurônio e uma glândula.

Postagens mais visitadas deste blog

O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
É o método mais sofisticado e complexo para o surgimento de um novo ser humano e que merece um olhar diferenciado devido o aumento de casos de DSTs (Doença Sexualmente Transmissíveis) e o crescente aumento populacional, o planeta provavelmente não suportará a uma demanda de tanto recurso natural. Assim para conhecer a reprodução humana precisamos conhecer as genitálias que diferencia o homem da mulher como funcionamento destes para o surgimento de um novo ser humano. SISTEMA GENITAL FEMININOEste dividido em duas partes externa e interna:
Externa: -Pudendo ou Vulva é o conjunto de órgãos compreendendo o Grande Lábios uma prega que recobre a uretra e a entrada da vagina, o Clitóris protuberância que dá prazer na mulher, Uretra que tem função de expelir a urina, entrada da Vagina uma abertura que servirá para a copulação e os pequenos Lábios que protege a entrada da vagina. Interna 

- Vagina o órgão copulador feminino que faz a ligação com o útero. A vagina apresen…

RESPIRAÇÃO ANAERÓBICA(FERMENTAÇÃO)

RESPIRAÇÃO ANAERÓBICA(FERMENTAÇÃO)
Hoje muitas pessoas vivem ganhando dinheiro a custa de bactérias que fazem este tipo de respiração, que pode ser totalmente anaeróbica, no caso da bactéria que causa o Tétano, como podem ser anaeróbica facultativa que pode acelerar o processo na presença de oxigênio, No caso de bactérias que fazem a limpeza da água em lagoas de decantação. A indústria de iogurte e derivados do leite e produção de bebidas alcoólicas,  vive cultivado colônias de bactérias para produzirem seus produtos, mais não se dão conta que eles fermentam a matéria prima e vendem excreção de procariotas. O processo de fermentação é um processo que é responsável pelo equilíbrio da vida na Terra pois além de quebrar macromoléculas em moléculas que pode ser digeridos por outros indivíduos facilitando o processo  de nutrição, produção e gasto de energia.  As fermentações na maioria das vezes acontecem com monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. O resultado é sempre algo que pode …