Pular para o conteúdo principal

PROTEÍNAS


PROTEÍNAS

Produção de proteínas:Para entender como acontece a produção de proteínas primeiramente vamos entender o que é proteínas que são:




     As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundante do planeta, então ela podem ser estruturais, defesa de organismos, enzimas e muitas outras formas elas podem ser encontrada no planeta. 
      Sempre é interessante lembrar, que as proteínas são estruturas complexas formado por aminoácidos ligados uns ao outros, o que chamamos de ligações peptídicas. 

AMINOÁCIDOS


       São estruturas moleculares formados por um grupamento Amina(-NH2), ligado ao grupamento de Ácido Carboxílico (-COOH).


      Na ligação entre aminoácidos (Ou ligação peptídicas) sempre sobra água nesta reação, veja o exemplo:
dependendo das ligações podem ser tripeptídeas, tetrapeptídeas e polipeptídea, vai depender das quantidades de aminoácidos ligados uns ao outros.


CLASSIFICAÇÃO DOS AMINOÁCIDOS

Podem ser essenciais ou não essenciais
Essenciais: são aqueles que são necessários para o consumo animal, pois os animais não conseguem sintetizar estes aminoácidos.
Naturais (não essências): são produzidos pelos animais e as plantas:

NATURAIS

ESSENCIAIS

Ácido Glutâmico
Fenilalanina
Ácido Aspártico
Valina
Arginina
Triptofano
Alanina
Treonina
Asparagina
Isoleucina
Cisteína
Leucina
Glutamina
Lisina
Glicina
Metionina
Histidina

Serina

Prolina

Tirosina




Haam!!
Professor como eu vou aprender estes aminoácidos é simples tem uns mnemônicos assim:
Naturais
5 A CGGHPST

Essenciais
Fui Vacina Tua Tia LILi no Motel. 

ESTRUTURAS DAS PROTEÍNAS

Podem ser classificados desta forma:
PRIMÁRIA: onde estar fácil localizar as ligações entre os aminoácidos.
SECUNDÁRIAS: que forma estruturas maiores e ligações complexas formando um espaço amostral  e outro detalhe importante estas ligações apresenta ligações com pontes de hidrogênio, em ligações α(alfa),forma helicoidal:


ou (β) melhor especificando folha-beta que tem estrutura (pregueada).

TERCIÁRIA:Estruturas terciárias irá surgir a partir da secundárias que irão se enrolar entorno de si mesma, no caso tanto poderá ser a pregueada como a helicoidal, formando uma estrutura arredondada.
      O que é mais interessante é que além das ligações por pontes de hidrogênio ela também terá ligações com os dissulfetos e ligações com alguns aminoácido como a Cisteína e são completados alguns radicais com o átomo de enxofre. Fazendo uma interação de longas distâncias.
 
QUARTENÁRIOS: Espaço amostral bastante grande e complexo.É uma estrutura formada por bastantes ligações de monômeros naturais (aminoácidos); obvio por ligações peptídicas, formadas pelas ligações terciárias e estas ligações será feita por ligações químicas fracas como as pontes de hidrogênios. 
       A relação entre estes monômeros será feita em unidades separadas uma com a outra formando um polímero quimicamente falando ou uma macro molécula biologicamente falando, ex a hemoglobina:

ENZIMAS

São proteínas catalizadoras, melhor dizendo são realizadoras de metabolismo, ainda para melhorar a compreensão elas quebram grandes moléculas em pedaços pequenos para que possa ser assimilado pela célula, graças as enzimas o nosso alimento pode ser digerido com uma precisão incrível ou seja reduz o tempo para não haver tanto  gasto de energia, também conhecida como energia de ativação; é a energia necessária para a reação ocorrer, então quando há uma falência de um ser vivo dizemos que as enzimas pararam de agir.

SISTEMA CHAVE FECHADURA



      Sabemos que a vida só acontece devido as reações químicas existentes no organismos só acontece devido a energia que estas reações produzem.
      As reações demanda um aquecimento corpóreo e um PH ótimo para que as enzimas entre em ação; afinal são elas que realizam todas as reações nos corpos através do sistema chave e fechadura, ou seja as enzimas tem suas especificações tanto para funcionar, quanto para realizar seu trabalho com eficiência.  para cada reação existe uma determinada enzima responsável. É como disse anteriormente de sistema chave fechadura:

quero dizer que para cada substrato existirá uma enzima específica e cada uma é preciso ter uma temperatura ideal, assim como um ph também ideal.
Nenhuma enzima irá funcionar fora de seu lugar de atuação . 

Postagens mais visitadas deste blog

O SISTEMA REPRODUTOR FEMININO

SISTEMA REPRODUTOR FEMININO         É o método mais sofisticado e complexo para o surgimento de um novo ser humano e que merece um olhar diferenciado devido o aumento de casos de DSTs (Doença Sexualmente Transmissíveis) e o crescente aumento populacional, o planeta provavelmente não suportará a uma demanda de tanto recurso natural. Assim para conhecer a reprodução humana precisamos conhecer as genitálias que diferencia o homem da mulher como funcionamento destes para o surgimento de um novo ser humano. SISTEMA GENITAL FEMININO Este dividido em duas partes externa e interna: Externa: -Pudendo ou Vulva é o conjunto de órgãos compreendendo o Grande Lábios uma prega que recobre a uretra e a entrada da vagina, o Clitóris protuberância que dá prazer na mulher, Uretra que tem função de expelir a urina, entrada da Vagina uma abertura que servirá para a copulação e os pequenos Lábios que protege a entrada da vagina. Interna  - Vagina o órgão copulador feminino que f

ORGANELAS

  vamos imagina a célula, como o país chamado" Brasil" que é delimitado territorialmente   tem uma formação com gerenciamento próprio"governo" e organização de Órgãos que tem uma determinada função e toda estrutura governamental é gerenciada por um grupo de administradores.       A célula é formada por membrana plasmática, citoplasma e muitas com núcleo, como  vimos na página anterior como é formada a membrana plasmática. Agora iremos conhecer como é formado o citoplasma e sua contribuirão para o metabolismo celular.      O citoplasma é formado de proteínas e água, formado uma espécie de gel que pode ser mais espesso na parte mais interna da célula e menos denso nas periferias, dizemos que o citoplasma forma um material colóide ( proteína mais água). As organelas são órgãos pequenos que desempenha funções metabólicas na células, temos na imagens a cima os principais tipos de células Procarionte, Eucarionte Animal e Eucarionte vegetal, à presença destas organelas

POLIALELIA

     Polialelia  e  alelos múltiplos Conceito  - Quando existem um,dois,três ou mais tipos de alelos diversos para o mesmo locus cromossômico. Causa  - Um gene que sofre diversas mutações,produzindo vários genes alelos (série de alelos). Polialelia é quando há três ou mais tipos de alelos (ou seja, características) para um mesmo lócus cromossômico, (ou fenótipo que domina as outras características). Dessa forma, alguns genes terão dominância sobre outro. Esta representação indica que o alelo C é dominante sobre todos os demais. O alelo c ch  é dominante sobre c h  e sobre c. O alelo c h  é dominante apenas sobre o alelo c. Nessa forma de existência dos genes, em alelos múltiplos, alguns tem dominância sobre outros. Como no exemplo dos coelhos, o gene C é dominante sobre todos os outros três, o C ch dominante em relação ao himalaia e ao albino, C h   o himalaia é dominante em relação ao albino, C a albino presente apenas quando houver dois genes, assim: C